Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > CEaD orienta sobre ações de suporte técnico e capacitação

CEaD orienta sobre ações de suporte técnico e capacitação

Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2020, 13h22

O Centro de Educação a Distância da UFTM  - CEaD informa à comunidade universitária que está adequando a programação de suas ações de suporte técnico e capacitação. Desde o início da pandemia de Covid-19, foram realizados vários cursos de capacitação sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação  - TIC, tanto autoinstrucionais quanto via atendimento on-line, mas agora serão adotados novos procedimentos.

Segundo o coordenador do CEaD, Breno Lopes Molina, os cursos autoinstrucionais disponíveis atualmente são: “Curso de introdução às tecnologias educacionais”, “Microsoft Teams: possibilidade como sala de aula virtual”, “Moodle para professores” e “Possibilidades pedagógicas com o Google For Education”. Todos eles estão disponíveis no moodle da UFTM (https://ead.uftm.edu.br/) e qualquer servidor pode solicitar inscrição. Os cursos são autoinstrucionais, ou seja, são realizados sem o acompanhamento de um professor ou um tutor. Dessa forma, o participante acessa os materiais e conteúdos disponíveis e realiza as atividades propostas, de acordo com a sua disponibilidade de tempo e o seu ritmo de aprendizagem. Ao final do curso, é gerado um certificado de conclusão.

O CEaD também registra que foram realizados, ainda, alguns treinamentos on-line sobre as TIC, com a participação ativa de vários professores. Esses treinamentos podem ser assistidos na Central do Ensino Remoto (http://uftm.edu.br/ensinoremoto), na aba “Recursos Tecnológicos”.

O coordenador Breno enfatiza que o professor tem a autonomia de decidir qual plataforma ele utilizará nas atividades das suas disciplinas no ensino remoto. Entretanto, é importante destacar que as plataformas institucionais são o Moodle, o G Suite for Education e o Microsoft 365. O acesso ao Moodle é realizado utilizando o mesmo login e senha do sistema integrado (UFTMNet). As ferramentas do G Suite são disponíveis com o login do e-mail institucional. Para acesso aos serviços Microsoft 365, é necessário que o usuário realize o cadastro no serviço Office 365, conforme orientações do vídeo disponível em https://youtu.be/IRooWvjZBRg

O CEaD ratifica que segue atento às necessidades e às possibilidades da comunidade universitária neste contexto de pandemia. Prontifica-se para que, caso sejam necessárias capacitações mais específicas, os servidores interessados enviem para a unidade acadêmica a que pertencem (institutos, Campus Universitário de Iturama e Cefores) para que essas macrounidades reúnam e encaminhem as solicitações ao CEaD. Os pedidos serão avaliados e, caso sejam viáveis, o projeto de capacitação será desenvolvido em parceria entre o CEaD e os institutos, o Campus Universitário de Iturama ou o Cefores.

O CEaD destaca que o pedido de suporte relacionado às TIC educacionais – Moodle, G Suite e Microsoft 365 – deve ser solicitado pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Ao entrar em contato, é importante detalhar o máximo possível o problema técnico e/ou a dificuldade enfrentada pelo usuário. O CEaD fará a análise inicial do pedido e responderá ao usuário ou encaminhará o pedido ao DTI, dependendo da natureza e da complexidade de cada caso.

Assunto(s): CEaD , Capacitação , Suporte.