Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Conferência de curso de extensão sobre racismo, raça e Covid-19 acontece amanhã, 27
Extensão Universitária

Publicado: Segunda, 26 de Outubro de 2020, 10h16

A “Conferência: Racismo, raça e a Covid-19: breves reflexões sobre imunidade e necropolítica”, evento de encerramento do curso de extensão universitária "Crise e Pandemia: gênero, raça e classe em uma perspectiva interseccional", será realizada on-line amanhã, 27, às 19 horas, por canal do Youtube. Será ministrada pela professora Rosana Maria Nascimento Castro Silva, do Instituto de Medicina Social/UERJ.

“Na Conferência de Encerramento discutiremos a relação entre imunidade e necropolítica na pandemia da Covid-19, aspecto que ressalta a desigualdade com que a pandemia vem atingindo os diferentes grupos sociais”, explica a professora Larissa Brito Ribeiro.

O evento é promovido em parceria pelo Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Filosofia e Ciências Sociais (LAFICS), Departamento de Filosofia e Ciências Sociais (DFICS), Instituto de Educação, Letras, Artes, Ciências Humanas e Sociais (IELACHS), Escola Estadual Rotary, Instituto Federal de Educação Tecnológica do Triângulo Mineiro (IFTM).

“No início da pandemia, circularam discursos em redes sociais a respeito de uma suposta imunidade de pessoas negras à Covid-19. Esse rumor foi rapidamente desbancado pela sobremortalidade de negros no Brasil e em outros países, fato que denota uma articulação significativa entre o racismo na saúde e a pandemia. Na apresentação, levantarei reflexões sobre como essa alta morbidade e mortalidade por coronavírus no Brasil - com desproporção de negros com relação a brancos - tem sido um fator central de atratibilidade de estudos clínicos com vacinas para o país” afirmou Larissa.

Os inscritos no curso de extensão receberão link para formulário de controle de presença, durante a live, para efeito de emissão de certificado. Quem não estiver inscrito no curso e tiver interesse em participar poderá se inscrever na Conferência para obtenção dos certificados, via formulário disponível no link: https://forms.gle/gfQwaNXwEojL847h6

O link da transmissão da Conferência é: https://www.youtube.com/watch?v=CN0xBpXxNkk&feature=youtu.be