Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Residentes de Radiologia se destacam em competição nacional
Início do conteúdo da página
HC-UFTM

Residentes de Radiologia se destacam em competição nacional

Publicado: Terça, 27 de Outubro de 2020, 16h37

Uma equipe composta por residentes do Hospital de Clínicas da UFTM conquistou a 3.ª colocação na Maratona Brasileira dos Residentes em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, realizada de 4 a 11 de outubro.  

A competição contou com 19 equipes de residentes de radiologia de todo o país, apresentando desafios online que buscaram medir o nível de conhecimento dos participantes, bem como sua capacidade de trabalho em equipe. 

Sílvia Portela Borges, uma das três representantes do HC, conta que as situações propostas consistiam em casos clínicos complexos. A tarefa de cada equipe era discutir entre si o diagnóstico e a opção terapêutica de cada caso e enviar um vídeo com a resposta, ao longo do dia. 

O residente Jessé Marcos de Oliveira complementa que a maratona também foi composta por uma etapa em tempo real, em que as equipes tiveram 60 segundos para responder a 21 questões. Nessa fase, os residentes do HC-UFTM conseguiram 19 acertos e chegaram a liderar a competição.  

Para o terceiro membro da equipe, Elton Dias Lopes Barud, os casos apresentados estão de acordo com o dia a dia da assistência prestada pelo Hospital de Clínicas, tendo a experiência na competição reforçado que os conhecimentos adquiridos na prática são adequados para o enfrentamento de desafios complexos. 

Na avaliação do coordenador do programa de residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem (RDI), Luis Ronan Marquez Ferreira de Souza, o resultado alcançado na maratona foi muito satisfatório e reflete a capacidade de raciocínio clínico e diagnóstico dos residentes, além de competências como a capacidade de trabalho em conjunto e pesquisa. 

A residência em RDI do Hospital de Clínicas da UFTM recebe quatro alunos anualmente e tem três anos de duração. Os que participaram da maratona fazem parte da turma mais antiga, entre os 12 atualmente matriculados.  

Foto: Luana Cunha/HC-UFTM

Fonte: Unidade de Comunicação HC-UFTM

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página