Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Laboratório da UFTM divulga novo relatório sobre testes de Covid-19

Laboratório da UFTM divulga novo relatório sobre testes de Covid-19

Publicado: Quinta, 19 de Novembro de 2020, 10h15

A equipe do Laboratório de Imunologia – ICBN/UFTM, homologado para a realização dos exames e testes de Covid-19, divulgou o mais recente relatório com os resultados das ações desenvolvidas até o momento. No final do mês de abril, a UFTM, Mosaic e Funpeu firmaram parceria para disponibilização de testes do tipo PCR (permite a detecção de material genético, DNA ou RNA, no caso, o RNA do SARS-CoV-2) para ajudar nos testes de confirmação do novo coronavírus. De acordo com os dados divulgados, até outubro de 2020 foram realizados 3.812 exames, atendendo a Macrorregião do Triângulo Sul, cuja sede é o município de Uberaba e atende a outros 27 municípios.

Confira os dados apresentados pela equipe composta pelo professor Virmondes Rodrigues Júnior, pela biomédica e técnica de laboratório, Betânia Maria Ribeiro, e pela farmacêutica e técnica, Mônica Sawam Mendonça.

Relatório consolidado até outubro de 2020

Histórico

No início de 2020, acompanhando os dados e as projeções da OMS, ficou clara a dimensão que a epidemia da COVID-19 poderia tomar. Na ocasião, acompanhamos a literatura científica, para o surgimento de várias propostas de investigação e de diagnóstico da infecção. Nesta percepção, iniciamos um conjunto de prospecções com o objetivo de identificar insumos que nos permitissem implantar na UFTM uma base de auxílio ao diagnóstico e à investigação científica, duas linhas com o mesmo objetivo: oferecer ajuda ao enfrentamento da COVID-19.

Nas últimas 3 décadas, os esforços para contribuir com o desenvolvimento da pesquisa na UFTM, consolidamos um grupo altamente experiente e qualificado em suas habilidades técnicas, rigor científico e compromisso com a saúde da população. Além da qualificação profissional, nos programas de pós-graduação stricto senso, construímos um parque de equipamentos, com recursos de projetos de pesquisa apoiados por agências de fomento nacionais e estrangeiras, altamente versáteis e com aplicação direta em métodos aplicados ao diagnóstico da COVID-19.

O resultado objetivo da iniciativa voltada ao diagnóstico nos permitiu apresentar à direção da UFTM e do HC-UFTM uma proposta de realizarmos exames de RT-PCR para o diagnóstico da COVID-19. Esta iniciativa também nos levou a elaborar um projeto de Extensão Universitária, aprovado por todas as instâncias da UFTM. Com a materialização do apoio interno, através de ajustes físicos na infraestrutura do Hospital de Clínicas, e com equipamentos e insumos disponibilizados pela UFTM, buscamos apoio financeiro nas esferas públicas e na iniciativa privada e o credenciamento e certificação dos exames realizados pela equipe.

A UFTM e o Instituto Mosaic firmaram um acordo de cooperação, no qual o instituto se compromete a financiar dez mil exames. Houve um repasse inicial equivalente a dois mil exames. Aqui, merece um destaque, que por questões de limitação do equipamento e dos insumos disponíveis até o momento, cada exame necessita de três reações (por exigência da certificação), o que tem impacto no número de pacientes atendidos.

Ainda, com a certificação, recebemos insumos oriundos da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que se juntam à iniciativa patrocinada pela Mosaic para atender à população da Macrorregião do Triângulo Sul, cuja sede, é o município de Uberaba e atende a outros 27 municípios.

No mês de junho, recebemos os insumos oriundos do convênio com o Instituto Mosaic e da SES, todos eles idênticos ou semelhantes nas características e aplicações. No início do mês de julho, a regional de saúde e a equipe do HC-UFTM construíram um fluxo de recebimento das amostras de todos os municípios da macrorregião atendidos nesta ação. Em setembro, devido à sobrecarga, os exames do município de Uberaba foram redirecionados para Belo Horizonte e neste mês foram atendidos os demais municípios da região. Na segunda quinzena de outubro passamos a atender apenas os exames do HC-UFTM. Isso se deveu a um atraso no repasse/compras dos recursos do Instituto Mosaic e da ausência de insumos disponíveis pela SES.

O quadro abaixo demonstra efetivamente as metas alcançadas mensalmente:

Detectado

1.537

Não detectado

2.065

Inconclusivo

1.203

1.285

3.812

O relatório extraído do sistema estadual de gerenciamento de ambiente de laboratório (GAL) mostra que realizamos 3.812 exames, sendo que, em 1.537 deles foi detectado a presença de material genético viral (resultado positivo), em 2.065 não foi detectado (resultado negativo) e em 210 o resultado foi inconclusivo (por amostra inadequada, em sua maioria). Tão importante quanto o número de exames realizados, é a sua precisão e o tempo em que o resultado foi disponibilizado, em média 24 a 36 horas do recebimento da amostra, trazendo segurança e agilidade na tomada de decisão, tanto pelo médico que está assistindo ao paciente, como aos gestores de saúde. Vale destacar que este número de exames corresponde a aproximadamente 12.000 reações de PCR, uma vez que são testados a presença de 2 genes virais e um gene controle humano, além dos controles positivos e negativos para cada um dos alvos do estudo.

Equipe do laboratório

Betânia Maria Ribeiro (Biomédica – Técnica de Laboratório. ICBN-UFTM)

Mônica Sawam Mendonça (Farmacêutica – Técnica de nível superior. ICBN-UFTM)

Virmondes Rodrigues Jr (Médico - Prof Titular da disciplina de Imunologia-ICBN-UFTM)