Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Fiocruz realiza pesquisa inédita sobre trabalhadores da saúde diante da pandemia
Início do conteúdo da página
Valorização

Fiocruz realiza pesquisa inédita sobre trabalhadores da saúde diante da pandemia

Publicado: Segunda, 18 de Janeiro de 2021, 08h49

Segundo informações da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, no Brasil, mais de um 1,5 milhão de trabalhadores de nível técnico/auxiliar da Saúde enfrentam diariamente situações adversas relacionadas à Covid-19 nos hospitais e unidades de saúde, mas também encaram um cotidiano anônimo e, por vezes, de “invisibilidade” diante da própria equipe, suas instituições e a sociedade em geral.

Embora esses profissionais executem serviços de extrema importância, pouco se sabe qual é o perfil e a real situação de trabalhadores técnicos, auxiliares e de apoio das equipes de Saúde. Preocupada em responder a essa lacuna, a Fiocruz lançou no último dia 14 de janeiro a pesquisa inédita Os trabalhadores invisíveis da Saúde: condições de trabalho e saúde mental no contexto da Covid-19 no Brasil

A pesquisa da Fiocruz considera trabalhadores invisíveis da Saúde os técnicos e auxiliares de enfermagem, de Raio X, de análise laboratorial, de farmácia, maqueiros, motoristas de ambulância, recepcionistas, pessoal de segurança, limpeza e conservação e agentes comunitários de saúde. O objetivo é analisar as condições de vida, o cotidiano do trabalho e a saúde mental dessa força de trabalho buscando as alterações a que tiveram que se submeter emergencialmente durante a pandemia.

A pesquisa está sendo realizada por uma equipe de pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP e pelo Centro de Estudos Estratégicos - CEE/Fundação Oswaldo Cruz. Visa, sobretudo, compreender e analisar as condições de vida e do trabalho desses trabalhadores tão importantes que muitas vezes não têm a devida visibilidade social que deveriam ter.

A proposta do estudo é gerar dados e informações que auxiliem às entidades profissionais na fundamentação e formulação de propostas de melhorias para o Sistema de Saúde, além de ajudar no desenvolvimento de ações estratégicas e políticas públicas, no campo da gestão e condições de trabalho de todos que contribuem de forma decisiva na qualidade da assistência à saúde da população.

O preenchimento do questionário é anônimo e todas as informações prestadas são sigilosas.  

Fonte: Fiocruz (matéria completa)

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página