Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM fica em 3º lugar na avaliação nacional de cursos de idiomas e internacionalização
Internacionalização

Publicado: Quinta, 03 de Dezembro de 2015, 07h22
Prêmio é um Laboratório de Línguas com 20 computadores e acessórios de multimída
Carla Murad, Wendell Meira, Maria Tereza, Maíra Córdula e Juliana Bertucci presentes no Encontro Internacional                                  Foto: Divulgação

A UFTM recebeu o terceiro lugar na apresentação das melhores iniciativas de ensino de idiomas e de ações de internacionalização desenvolvidas por universidades brasileiras. A  apresentação aconteceu durante o 1º Encontro Internacional do Programa Idiomas sem Fronteiras: Internacionalização e Multilinguismo, promovido pelo Ministério da Educação - MEC nos dias 25 e 26  de outubro, em Brasília.

Entre os dezesseis trabalhos escritos submetidos por universidades federais que já têm iniciativas no âmbito do programa Idiomas sem Fronteiras  - IsF, oito foram selecionados para apresentação oral durante o evento. Segundo o coordenador da ACI, na primeira etapa da avaliação (trabalho escrito), a UFTM foi classificada em primeiro lugar. No dia 26, os professores Maíra Córdula, coordenadora do NucLi-UFTM, e  Wendell Meira,  coordenador da ACI, foram os responsáveis pela apresentação oral do trabalho, que enfocou as estratégias de internacionalização da UFTM,  bem como os resultados já alcançados.

Ao final das oito apresentações, a UFTM foi classificada em terceiro lugar, recebendo como prêmio um Laboratório de Línguas com 20 computadores e acessórios de multimída para a Instituição, além de vouchers de testes de proficiência como IELTS e TKT, que serão concedidos aos professores do NucLi - UFTM.

Coordenadores dos Núcleos de Línguas e os representantes de Relações Internacionais de universidades federais de todo o Brasil participaram do Encontro Internacional  e reuniram-se com a presidente do Programa Idioma sem Fronteiras, Denise Martins de Abreu e Lima,  e com o diretor do Conselho de Gestores de Relações Internacionais das IFES - CGRIFES, Márcio Venício Barbosa, para discutir resultados, atualizar informações e sugerir novas ações para os próximos semestres.

Também participaram do evento, as professoras Carla Regina Rachid Murad, do NucLi-UFTM, Juliana Bertucci Barbosa, coordenadora local do Programa de Mestrado Profissional em Letras - Profletras, e da Maria Teresa Santos, secretária e tradutora da ACI.

O Encontro Internacional foi promovido com objetivo de discutir as melhores práticas de ensino de línguas estrangeiras e de internacionalização das instituições.