Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto Sabão da Engenharia Química foi finalista no prêmio de Sustentabilidade da Fecomércio
Empreendedorismo

Publicado: Sexta, 27 de Novembro de 2015, 07h44

O Projeto Sabão, gerenciado pela Empresa Junior de Engenharia Quimica - TriEQ Jr. da UFTM, ficou entre os três finalistas na categoria "Aluno" do 5° Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, lançado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo.

Os alunos Júlia Ferrari e Rubens Miguel representaram o grupo da UFTM em São Paulo. "O Projeto Sabão visa transformar óleo residual em sabão e detergente. Propomo-nos  a fazer tudo com qualidade. Construímos um reator portátil de agitação com capacidade para 20 litros e realizamos testes de pH e alcalinidade para verificar a acidez e a qualidade do sabão produzido. O objetivo deste projeto é incentivar a sustentabilidade no meio acadêmico, reciclando óleo e ajudar em comunidades, doando o sabão coletado", explicou Gabriel Tarcísio Morais Pies, gerente de Marketing da TriEQ Jr. e diretor de Comunicação do Núcleo de Emrpesas Juniores da UFTM.

O Projeto surgiu da necessidade de propor uma solução sustentável para o óleo usado e descartado de maneira imprópria. De acordo com Gabriel, o óleo de cozinha usado, quando jogado diretamente no ralo da pia ou no lixo, polui córregos, riachos, rios e o solo, além de danificar o encanamento em casa. O óleo também interfere na passagem de luz e no fluxo da água, além de retardar o crescimento vegetal. Por impedir a transferência do oxigênio, cessa a vida nestes sistemas. Um litro de óleo de cozinha pode poluir cerca de 25.000 litros de água em média, quantidade que uma pessoa consome em 14 anos, aproximadamente.

Os alunos pesquisaram formulações para a produção de sabão e detergente utilizando os conhecimentos vistos em sala de aula, com o auxílio dos ítens de laboratório, principalmente no de Operações Unitárias e de Química Geral, ambos na Unidade II da Univerdecidade. Foram utilizados reagentes como soda cáustica de alta pureza, álcool de elevada pureza, óleo usado e puro, agitadores, aquecedores, entre outros. Os membros da TriEQ Jr. comemoraram o resultado da premiação da Fecomércio. "Muito gratificante estar entre os três melhores projetos do país competindo com FGV e USP. Isso prova que com um pouco de dedicação, todos podemos conseguir!"

Fotos: Divulgação/UFTM