Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Trabalhos científicos realizados na UFTM são apresentados em VII Congresso Mundial de Neuroendoscopia
Congresso

Publicado: Quinta, 26 de Novembro de 2015, 08h37

Trabalhos desenvolvidos na UFTM foram destaque em evento
internacional.  (Foto:Arquivo/Roberto A. Dezena)

Os trabalhos científicos desenvolvidos na disciplina de Neurocirurgia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM foram destaque no VII Congresso Mundial de Neuroendoscopia realizado em Puerto Vallarta, no México, no início de novembro.  A Instituição foi representada no evento pelo professor Roberto Alexandre Dezena, responsável clínico pela disciplina de Neurocirurgia da UFTM que além de proferir uma conferência relacionada ao tema do evento, apresentou quatro trabalhos científicos.

A neuroendoscopia é uma técnica neurocirúrgica minimamente invasiva, em que é possível o tratamento de diversos tipos de hidrocefalia, em adultos e crianças, além de determinados tipos de tumores intracranianos.  O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – HC- UFTM, realiza o procedimento desde 2010 e recebe pacientes de várias regiões do país. De acordo com o professor, o evento contou com representantes de mais de 20 países, e tinha como objetivo a troca de informações científicas acerca da Neuroendoscopia, que é uma área em que a UFTM tem se destacado no cenário mundial. Nos trabalhos científicos apresentados, participaram alunos de graduação e pós-graduação, além de outros neurocirurgiões que participam da disciplina.

"Nesse evento tivemos a oportunidade de manter o nome da UFTM entre os maiores centros neurocirúrgicos mundiais, sobretudo Estados Unidos e Europa. Houve muita troca de informações e estabelecimento de parcerias com grandes centros de neuroendoscopia, além de consolidação de nossa participação em vários estudos multicêntricos. Tudo isso, sem dúvida, é fruto do apoio incondicional que a Direção do Hospital de Clínicas e da UFTM têm nos dado, com vistas ao crescimento de nossa disciplina", acrescentou o professor Roberto Alexandre Dezena.