Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Reitora recebe professores da Espanha e de Portugal
Internacionalização

Reitora recebe professores da Espanha e de Portugal

Publicado: Quarta, 04 de Novembro de 2015, 08h22
Encontro viabiliza futuro acordo de cooperação interinstitucional

A reitora Ana Lúcia de Assis Simões, juntamente com o vice-reitor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, receberam no gabinete da Reitoria a visita de quatro professores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD, de Portugal, e um da Universidad Miguel Hernández de Elchec - UMH, da Espanha. Também participaram do encontro, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Darlene Mara dos Santos Tavares, e o coordenador da Assessoria de Cooperação Internacional, Wendell Sérgio Ferreira Meira.

Os professores da UTAD, Rui Manuel Vítor Cortes, Luis Filipe Sanches Fernandes, Simone da Graça Pinto Varandas e Fernando Antonio Leal Pacheco e da UMH, Antonio Ruiz Canales, estão em Uberaba - MG como palestrantes convidados do 1º Simpósio Internacional de Águas, Solos e Geotecnologias, e vieram acompanhados pelos docentes, Renato Farias do Valle Júnior, do IFTM – Campus Uberaba, Carlos Alberto Araújo Campos e Mauro Ferreira Machado, da UFTM.

A reitor Ana Lúcia, ao receber os professores da Espanha e de Portugal, afirmou que o intuito da UFTM é estreitar o relacionamento entre as instituições e trabalhar na perspectiva de firmar acordos de cooperação, de intercâmbio para discentes e docentes. "Existe um interesse mútuo entre as instituições no desenvolvimento de pesquisa, programas de mestrado e doutorado, e esse momento é para que possamos delinear alguns passos no sentido de formalizar um acordo", ressaltou.

Durante o encontro, a pró-reitora Darlene Tavares fez uma rápida apresentação dos Programas de Pós-Graduação oferecidos pela UFTM, bem como nomeou propostas formalizadas à Capes e as que estão sendo planejadas. Já o coordenador da ACI falou do interesse em estabelecer um acordo de cooperação institucional que viabilize futuros termos aditivos que atendam às diferentes áreas e de como tem sido negociado os acordos e os intercâmbios com instituições do exterior. Os professores Rui Cortes, da UTAD, e Antonio Ruiz, da UMH, apresentaram suas universidades, e todos os professores falaram sobre sua formação, seus temas de interesse e linhas de pesquisas desenvolvidas.

Diante do interesse de todas as instituições - UFTM, IFTM, UTAD e UMH em viabilizar acordos de cooperação, ao final da reunião, ficou acertada a preparação de uma proposta interinstitucional que será preparada pela ACI da UFTM, juntamente com o IFTM, a ser apresentada aos professores até sexta-feira, 6, para que levem para suas universidades em Portugal e Espanha, como primeiro passo para a formalização de acordo de cooperação que envolva todas as instituições. "Lançamos a semente em solo fértil, vamos cuidar para que prospere", finalizou a reitora Ana Lúcia.

Fotos: Edmundo Gomide/UFTM

Assunto(s): Reitora , professores , Espanha , Portugal