Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Evento de robótica reúne mais de 3 mil estudantes em Uberlândia
Início do conteúdo da página
Tecnologia

Evento de robótica reúne mais de 3 mil estudantes em Uberlândia

Publicado: Sexta, 30 de Outubro de 2015, 08h24

Pesquisa de professor da Engenharia Mecânica da UFTM vai ser implementada em robô da competição

As Conferências de Robótica 2015, evento realizado pela Sociedade Brasileira de Computação - SBC e pela RoboCup do Brasil, teve sua cerimônia de abertura no Center Convention do Center Shopping em Uberlândia, no dia de 28 de outubro.

Os eventos, promovidos em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia - UFU e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro -UFTM, prosseguem até o próximo domingo, dia 1º de novembro, e reúnem mais de 3 mil estudantes, incluindo estudantes do ensino médio, universitários, pesquisadores e professores de todo Brasil, além de peruanos, mexicanos, colombianos, uruguaios e japoneses. 

Os competidores disputam provas nas categorias: futebol de robôs reais; robôs de rodas; simulação de futebol 2D e 3D; resgate de vítimas; robôs de serviços domésticos; robôs para tarefas logísticas; robôs aquáticos; robôs que dançam.

O evento reúne a 12ª Latin American Robotics Symposium e o 3º Simpósio Brasileiro de Robótica, A Latin American Robotics Competition - LARC e Competição Brasileira de Robótica - CBR, a Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR, a Mostra Nacional de Robótica e o 6º Workshop of Robotics in Education.

Segundo o organizador geral do evento e professor da faculdade de Engenharia Mecânica da UFU, Rogério Sales Gonçalves, a visitação é aberta ao público em geral. Um dos principais objetivos das competições é o estímulo a estudantes de ensino fundamental, médio e técnico a se interessarem pelas carreiras científico-tecnológicas, além de promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. “O evento está em constante evolução, devido ao aumento do número de participantes, das modalidades e no desenvolvimento dos robôs, até um dia nós conseguirmos chegar a aplicações reais dentro das nossas casas, com a utilização de robôs domésticos, cuidadores de idosos, de equipamento para auxiliar na locomoção de pessoas paraplégicas, por exemplo.”

Para a Reitora da UFTM, Ana Lúcia de Assis Simões, foi uma oportunidade rica poder compartilhar a organização do evento com a UFU. “Nosso Curso de Engenharia Mecânica, nossos estudantes e professores puderam  participar aqui de um evento tão grandioso, tão importante para a área. Foi uma grata surpresa chegar ao evento e me deparar com esse ambiente de criatividade, de inovação onde os jovens estão pensando o futuro tecnológico do nosso país. E é assim que vamos proporcionar o crescimento e o desenvolvimento de que o Brasil precisa.” 

UFTM na organização

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro está representada no “Robótica 2015” de duas maneiras. A primeira é na organização local, em parceria com a UFU. Ricardo Humberto de Oliveira Filho, professor do Curso de Engenharia Mecânica da UFTM, é um dos organizadores. “A nossa Universidade ficou responsável pela construção de praticamente 80% das arenas. A princípio, a UFTM entraria com apoio financeiro para empenhar o processo de construção da estrutura, mas devido aos cortes no orçamento, nós conseguimos apenas comprar o material, e a própria marcenaria da Universidade construiu as nossas arenas.” Ao todo, três professores e vinte alunos, todos do Curso de Engenharia Mecânica da UFTM, fizeram a montagem das áreas de competição. 

A Empresa Júnior do Curso de Engenharia Mecânica, a MecTRIA Jr., foi responsável pela criação da arte gráfica do evento. “Os alunos fizeram todas as artes que podem ser vistas nos cartazes e folders de divulgação inicial, nos banners informativos, nos painéis da secretaria local e no maior deles, na entrada do espaço”, explicou o professor.

Vitor Furlan, aluno da UFTM e diretor área de Marketing da MecTRIA Jr., destacou  outra participação da Universidade. Professores e alunos foram selecionados como jurados de várias modalidades. Uma das avaliações foi da categoria "dance”, em que competidores do ensino fundamental e médio devem fazer a coreografia de uma música para os seus robôs. “Os avaliadores da UFTM terão 50% de peso na nota final da equipe. E o finalista irá para o mundial da Alemanha em 2016!”.

Para o professor Ricardo, o maior ganho para a UFTM por participar do evento é a visibilidade. “É um evento internacional, então nossa Instituição está sendo vista e reconhecida, no Curso de Engenharia Mecânica, principalmente. Em relação aos alunos, é um incentivo para criarem projetos como os da competição. A visão que eles têm agora desta outra linha de pesquisa e desenvolvimento de projeto é mais uma chance de desenvolvermos projetos do gênero na UFTM para participar de competições”, afirmou.

Pesquisa da UFTM em robótica

Eva é um dos robôs humanóides que participam da competição. É o projeto de extensão da Edrom, Equipe de Desenvolvimento de Robótica Móvel, dos alunos da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFU. Gustavo Rezende Silva, aluno do 6º período de Engenharia Mecatrônica, conta que é uma tradição todos os robôs da equipe terem nomes femininos. “A função deste robô é jogar uma partida de futebol, de uma maneira completamente autônoma. A gente tem que ligá-la, sem fio, nem nada, e ela tem que procurar a bola e fazer gol. É uma jogadora de futebol”, explicou.

Eva será o protótipo em que o professor Vinicius Abrão da Silva Marques, do Departamento de Engenharia Mecânica da UFTM, vai aplicar sua pesquisa de modelagem matemática, fruto do doutorado que conclui na Áustria, onde ele está no momento. O professor Rogério Sales Gonçalves também é o orientador de Vinícius na UFU. “Ele já fez uma pequena implementação em um robô menor e quando voltar do doutorado vai fazer implementações com técnicas avançadas e inovadoras em termos de modelagem e controle do robô. Vinícius tem que fazer o controle do protótipo para fazê-lo jogar futebol, imitar o comportamento de um ser humano para desenvolver essa atividade”, explicou Rogério.

Vinícius é um dos autores dos trabalhos, intitulados Humanoid Robot's Inverse Kinematics Using Algebraic Geometry e Analysis and Simulation of humanoid gait. "Os mesmos serão publicados em periódicos da área e apresentados durante o evento. Estes trabalhos de pesquisa são o resultado de uma parceria com os professores João Carlos Carvalho e Rogério Sales da UFU e ainda com dois pesquisadores internacionais, da Universidade de Innsbruck, Áustria, Martin Pfurner e Manfred Husty. De uma maneira geral, os trabalhos são relacionados ao estudo de robôs humanóides", explicou Vinícius. 

 

Fotos: Divulgação/UFTM

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Assunto(s): Robótica , RoboCup , Uberlândia
Fim do conteúdo da página