Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Psicologia da UFTM tem conceito 5 no Enade
Enade

Psicologia da UFTM tem conceito 5 no Enade

Publicado: Quinta, 09 de Março de 2017, 08h42

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep divulgou os Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2015. O curso de graduação de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro foi o único da Instituição avaliado pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - Enade e recebeu conceito 5, a nota máxima. Participaram da avaliação 86 estudantes de Psicologia. A nota no Conceito Preliminar de Curso - CPC foi 4, a mesma recebida pelo Índice Geral de Cursos Avaliados - IGC.

O Ministério da Educação - MEC publica anualmente Portaria Normativa indicando os cursos de referência para realização do Enade. Entre os cursos avaliados em 2015, apenas a graduação em Psicologia estava entre os escolhidos pelo Ministério. Os outros avaliados foram Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social - Jornalismo, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teologia e Turismo. O Enade é uma avaliação do desempenho de estudantes concluintes dos cursos de graduação, com mais de 80% de carga horária integralizada.

O Conceito Preliminar de Curso - CPC é a avaliação da qualidade dos cursos de graduação que analisa o desempenho dos estudantes, o corpo docente e as condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo, sendo este último item observado pelos alunos. Já o Índice Geral de Cursos - IGC é uma avaliação Institucional que usa o CPC e o conceito Capes de pós-graduação. A nota do IGC 2015 foi sobre o triênio 2013-2014-2015.

Assunto(s): Enade , CPC , IGC , Psicologia