Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > HC-UFTM recepcionou ingressantes no estágio supervisionado de Enfermagem
HC-UFTM

HC-UFTM recepcionou ingressantes no estágio supervisionado de Enfermagem

Publicado: Quinta, 16 de Março de 2017, 11h25

Na manhã de 16 de março, a Direção do Hospital de Clínicas deu boas-vindas aos alunos do 10º período do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro que iniciam estágio curricular supervisionado no HC.

Estiveram presentes a reitora Ana Lúcia de Assis Simões, o superintendente Luiz Antônio Pertili Rodrigues de Resende, a chefe da Divisão de Enfermagem, Renata Maria Dias de Abreu, e a chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Graduação e Ensino Técnico, Divanice Contim.

Abrindo a reunião, Renata Maria Dias de Abreu apresentou os objetivos do encontro: acolher os ingressantes e debater as diretrizes internas antes do início das atividades nos ambientes assistenciais.

Encontro serviu para colher os ingressantes e debater as diretrizes internas antes do início das atividades nos ambientes assistenciais.
Encontro serviu para acolher os ingressantes e debater as diretrizes internas antes do início das atividades nos ambientes assistenciais. (Foto: João Pedro Vicente/HC-UFTM)

Formação

O superintendente Luiz Antônio Pertili Rodrigues de Resende destacou a especificidade do HC como hospital de ensino, salientando a relevância do trabalho das equipes de enfermagem. “Os acadêmicos são indispensáveis para a construção, com qualidade, do nosso hospital. É um prazer recebê-los neste início de estágio”, saudou.

Já a reitora Ana Lúcia de Assis Simões definiu o estágio como etapa importante tanto para os discentes quanto para a Instituição. “A presença de vocês é fundamental para  ajudar a melhorar os processos de trabalho. Além de aprender muito como os profissionais do HC, os estagiários contribuem com suas habilidades e avaliações a respeito do ambiente hospitalar”, afirmou.

A reitora registrou, adicionalmente, sua homenagem ao professor Ricardo Jader Cardoso, responsável pelo estágio supervisionado de Enfermagem da UFTM desde 1992 e aposentado neste ano. “Trata-se de um profissional cuja contribuição foi determinante para a qualidade do estágio, marcando positivamente a formação de tantas turmas de enfermeiros ao longo dos anos”, disse.

Depois da apresentação de representantes da turma de alunos sobre suas expectativas para a etapa final de formação acadêmica, foram apresentadas diretrizes relativas aos processos de Enfermagem no HC-UFTM, incluindo resoluções e legislação com foco na qualidade assistencial e na segurança do paciente.

Fonte: Unidade de Comunicação HC-UFTM