Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Pro-Hosp e emendas parlamentares estimulam renovação tecnológica no HC-UFTM
HC-UFTM

Pro-Hosp e emendas parlamentares estimulam renovação tecnológica no HC-UFTM

Publicado: Sexta, 17 de Março de 2017, 10h33

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro investiu, ao longo de 2016, R$ 6,3 milhões em equipamentos destinados a atualizar as tecnologias utilizadas na assistência à saúde da população. Dentre as fontes de  custeio das aquisições estão o Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do SUS/MG - Pro-Hosp - e emendas parlamentares.

Com recursos da ordem de R$ 3,8 milhões do Pro-Hosp foi possível adquirir aparelhos de alto custo. (Foto: João Pedro Vicente/HC-UFTM)

Com recursos da ordem de R$ 3,8 milhões do Pro-Hosp foi possível adquirir aparelhos de alto custo para realizar videocolonoscopia e cirurgias de nariz, faringe e laringe, broncoscópio rígido pediátrico, angiógrafo digital e caixas de instrumentais cirúrgicos. Na área estrutural, destacam-se um novo gerador de alta tensão, caldeira de vapor saturado e transformador trifásico a seco.

“O Pro-Hosp possibilitou, ainda, a compra de cinco estações de trabalho de anestesia, bisturi eletrônico para procedimentos ambulatoriais, dois cardiotocógrafos para monitoração de fetos e ultrassom portátil digital para exames abdominais, vasculares, cardiológicos, obstétricos, ginecológicos, neonatais, urológicos e ortopédicos”, enumera Nilva Setsuko Takahashi, coordenadora de Projetos e Credenciamentos no HC.

Avanços importantes

Emenda parlamentar do deputado estadual Adelmo Carneiro Leão disponibilizou R$ 1,5 milhão para equipamentos. Do investimento resultou a chegada de itens como 40 cadeiras de rodas, 15 cadeiras de hemodiálise e coleta de sangue, 15 poltronas reclináveis para descanso de acompanhantes, dez macas com cabeceiras móveis, cinco pistolas de limpeza e secagem de equipamentos hospitalares e três desfibriladores com marcapasso integrado.

“A partir dessa emenda foram adquiridos, também, uma autoclave horizontal de vapor saturado para esterilização em alta e baixa temperatura, com capacidade de 490 litros, instrumentos cirúrgicos diversos, incluindo alicates e serras especiais, perfurador ósseo pneumático,  auto-refrator para testes de curvatura das córneas, cardioversor com onda bifásica para choque, quatro aparelhos de estimulação neuromuscular, suporte de cabeça e pescoço para neurocirurgias, motor cirúrgico para corte da calota craniana e 52 biombos”, enumera Marisley Francisco, presidente do Comitê Gestor de Material Permanente do Hospital de Clínicas.

Duas emendas do deputado federal Marcos Montes, por sua vez, resultaram em R$ 1 milhão, viabilizando a compra de aparelhos como dez macas com elevação hidráulica, dez bombas de seringa com sistema eletrônico para administração de soluções, nove monitores multiparamétricos para neonatos, crianças e adultos com capacidade de exibir, simultaneamente, ondas de eletrocardiograma, oximetria e respiração,  e quatro câmaras frigoríficas para preservação de carne e outros alimentos.

“Essas emendas permitiram, adicionalmente, a aquisição de desfibrilador cardioversor portátil capaz de diagnosticar arritmias cardíacas e fornecer descarga elétrica para estimular o funcionamento do coração, cardioversor para monitoração e desfibrilação em adultos e crianças e 25 poltronas hospitalares reclináveis para acompanhantes de pacientes”, sintetiza Marisley Francisco.

Fonte: Unidade de Comunicação HC-UFTM