Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > HC-UFTM inaugurou serviço de saúde auditiva anexo à Escola Dulce de Oliveira
HC-UFTM

HC-UFTM inaugurou serviço de saúde auditiva anexo à Escola Dulce de Oliveira

Publicado: Sexta, 17 de Março de 2017, 13h02

Na manhã de 17 de março, aconteceu a cerimônia de inauguração do Serviço de Saúde Auditiva HC-UFTM, anexo à Escola Dulce de Oliveira, localizada na Rua Espir Nicolau Bichuetti, 230, em Uberaba. O local é composto por recepção e salas de atendimento médico e fonoaudiológico,  e estão sendo realizadas consultas com profissionais do HC, às quintas-feiras de manhã.

Inauguração do Serviço de Saúde Auditiva HC-UFTM, anexo à Escola Dulce de Oliveira, aconteceu nesta sexta-feira. (Fotos: João Pedro Vicente/HC-UFTM)

“Temos capacidade instalada inicial para atender a quatro pacientes por semana. Pretendemos expandir este potencial em breve. Como não se trata de um serviço de demanda espontânea, as pessoas devem procurar os Ambulatórios do Hospital de Clínicas para agendamento de consulta”, orienta a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Sonia Beatriz Felix Ribeiro.

A inauguração resulta de convênio firmado em dezembro de 2015, entre a UFTM e a Associação Dulce de Oliveira de Assistência aos Surdos de Uberaba, prevendo projetos de cooperação técnica. A iniciativa contou com apoio financeiro do Rotary Club de Uberaba: foram investidos R$ 35 mil na compra de equipamentos como audiômetro, impedanciômetro e cabine com isolamento acústico.

Pronunciamentos
O descerramento da placa de inauguração, às 9h, foi realizado pela Reitora da UFTM, Ana Lúcia de Assis Simões, o presidente do Rotary de Uberaba, Ides Perin, e a primeira dama de Uberaba, Heloísa Piau. Na sequência, foi composta Mesa para pronunciamento das autoridades presentes. O oftalmologista Cristiano Jorge Frange Miziara, presidente do Rotary Club no período 2014-2015, quando o projeto começou a ser gestado, explicou que o Serviço pretende ser um centro de estudos sobre a surdez, não apenas promover atendimentos.

“Foram mais de 100 reuniões até chegarmos a esse momento. Depois de tanto esforço e dedicação por parte da equipe da UFTM, desejamos que a parceria tenha vida longa e se torne referência na região”, disse Miziara, emocionado.

Por sua vez, o superintendente Luiz Antônio Pertili Rodrigues de Resende agradeceu às equipes assistenciais e administrativas do Hospital que transformaram o projeto em realidade. “Não se tratou apenas de criar um novo Serviço, mas estabelecer processos e fluxos de trabalho, além de adquirir insumos e equipamentos para garantir assistência estratégica à saúde da comunidade”, definiu.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Marco Túlio Cury, destacou a seriedade e o compromisso da UFTM e do Hospital de Clínicas no desenvolvimento de parcerias com o objetivo de refletir positivamente na qualidade de vida de Uberaba e região.

Já a reitora Ana Lúcia de Assis Simões, encerrando as falas ao público, afirmou que a concretização do Serviço de Saúde Auditiva HC-UFTM demandou planejamento e estudos de viabilidade que possibilitassem o crescimento mútuo entre a UFTM e a Associação de Assistência aos Surdos de Uberaba.

“Mais que adaptar espaços físicos e adquirir equipamentos, mobilizamos nossos profissionais para desenvolver um trabalho alinhado à função social da Universidade: formar recursos humanos com qualidade e levar educação e saúde à população. Outros projetos nas áreas de ensino, extensão e pesquisa estão em análise para que ricos espaços como este possam servir ao desenvolvimento do conhecimento científico, por meio de parcerias importantes”, finalizou a reitora.

Presenças
Também participaram da Mesa o presidente da Associação Dulce de Oliveira de Assistência aos Surdos de Uberaba, Irizon Amaral de Arantes; a representante da Secretaria Municipal de Saúde, Rosana Jordão; a representante da Secretaria Municipal de Ensino, Denise Scussel; a diretora da Escola Dulce de Oliveira, Mayara Rocha Rossi; o presidente do Rotary Club, Ides Perin; o presidente da Fundação de Ensino e Pesquisa de Uberaba - Funepu -, José Eduardo dos Reis Felix, e o vereador Agnaldo Silva.

Na plateia, além de membros da comunidade, estiveram alunos e professores da Escola Dulce de Oliveira; pró-reitores, assessores e docentes da UFTM; o gerente Administrativo do HC, Augusto César Hoyler; chefes de unidades e setores estratégicos do Hospital; o coronel Eliel Alves Júnior, comandante da 5ª Região da Polícia Militar e os vereadores Kaká Carneiro e Denise Max.

Fonte: Unidade de Comunicação HC-UFTM