Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Jornada sobre reforma agrária será realizada de 24 a 26 de abril
Extensão Universitária

Jornada sobre reforma agrária será realizada de 24 a 26 de abril

Publicado: Terça, 04 de Abril de 2017, 04h35

A 3ª Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária Popular e 4º Colóquio sobre Questão Agrária serão realizados no auditório Esmeralda, no prédio da Reitoria, e no Centro Educacional do dia 24 ao dia 26 de abril de 2017. O evento acadêmico é realizado por um coletivo de docentes e discentes da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e de membros da comunidade externa, ligada a movimentos sociais.

O evento é gratuito e aberto a toda comunidade. As inscrições serão realizadas no local de cada atividade.

Leandra Domingues Silvério, coordenadora da Jornada e professora do curso de História da UFTM, afirma que o objetivo é construir espaços de diálogo permanentes entre a universidade e a comunidade externa, sobretudo, ligada aos movimentos sociais sobre questões históricas, sociais, culturais, econômicas e políticas na contemporaneidade. "Assim, o evento tem sua importância por primar pelo cumprimento dos compromissos da universidade quanto ao pilar extensão, ensino e pesquisa e, em evidência, contribuindo para o cumprimento de uma de sua função social que é a interação e diálogo com a comunidade externa."

A metodologia do evento é composta por atividades de debate no formato de mesa-redonda, rodas de conversa e atividade de intervenção artística sobre temas específicos pertinentes à temática da jornada.

Programação:

-24/04/2017: segunda-feira
18h30 às 19h: Abertura da Jornada. Local: Auditório Esmeralda - UFTM. Av. Frei Paulino, nº 30, Bairro Nossa Senhora da Abadia, Uberaba-MG.
19h às 22h40: Mesa-redonda: “Vai pra Cuba!”: contribuições para se pensar a reforma agrária. Membros: Profa. Dra. Janaína Francisca de Souza Campos Vinha - UFTM. Prof. Dr. José Fernando Siqueira da Silva - Unesp. Mediadora: Profa. Dra. Leandra Domingues Silvério - UFTM. Local: Auditório Esmeralda - UFTM.

-25/04/2917: terça-feira
18h às 19h: Atividade de intervenção artística. Local: Saguão Centro Educacional da UFTM.  Av. Getúlio Guaritá, 159, Uberaba.
19h às 22h40: Mesa-redonda: Histórias e realidades dos assentamentos de reforma agrária: ocupação, resistência e produção. Membros: Profa. Dra. Gabriela Abrahão Masson - UFTM. Renata Aparecida da Trindade - Coordenação Regional do MST. Mediadora: Profa. Dra. Daniele Cristina de Souza - UFTM. Local: Auditório Esmeralda-UFTM.

-26/04/2017: quarta-feira
13h às 15h20: Roda de conversa: Reforma agrária e produção agroecológica - Consulta Popular e MST. Local: sala de aula 204 do Centro Educacional da UFTM. Av. Getúlio Guaritá, 159, Uberaba.
13h às 15h20: Roda de conversa: A luta pela Educação no MST- MST. Local: sala de aula 114 do Centro Educacional da UFTM. Av. Getúlio Guaritá, 159, Uberaba.
15h40 às 18h: Roda de conversa: Da luta pela terra à construção de uma sociedade com novos valores: em debate o Coletivo LGBT Sem Terra. Profa. Dra. Leandra Domingues Silvério - UFTM. Local: sala de aula 204 do Centro Educacional da UFTM. Av. Getúlio Guaritá, 159, Uberaba.
18h às 19h: Atividade de intervenção artística. Local: Saguão Centro Educacional da UFTM. Av. Getúlio Guaritá, 159, Uberaba.
19h às 22h40: Mesa-redonda: Mulheres em luta!: da luta pela terra, trabalho e igualdade. Da Revolução Russa à atualidade. Membros: Profa. Dra. Jorgetânia da Silva Ferreira - UFU. Profa. Ma. Neiva Flávia de Oliveira - UFU. Mediadora: Profa. Dra. Leandra Domingues Silvério. Local: Auditório Esmeralda - UFTM.

Assunto(s): Jornada , Reforma Agrária ,