Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Equipe de universidade da Colômbia visita UFTM para discutir parceria

Equipe de universidade da Colômbia visita UFTM para discutir parceria

Publicado: Quarta, 05 de Abril de 2017, 13h58

As propostas e possibilidades de acordo de dupla diplomação e cotutela com a Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia – UPTC foram tema de um encontro realizado na última terça-feira, 4, na sala Topázio Imperial, no prédio da Reitoria da UFTM. Na oportunidade, os professores da universidade colombiana fizeram uma apresentação sobre a infraestrutura da UPTC e as ações desenvolvidas que poderiam resultar em parcerias com a UFTM.  A ação visa dar continuidade às discussões iniciadas no fim de março com a visita da reitora da UFTM, Ana Lúcia de Assis Simões, e do coordenador da Assessoria de Cooperação Internacional, Wendell Meira a UPTC.

Equipe de professores da Colômbia visita a UFTM

De acordo com a reitora da UFTM, a visita do grupo da Colômbia servirá também para apresentar as estruturas, cursos, professores, alunos e projetos desenvolvidos pela UFTM. A integração entre as instituições possibilitará, entre outros aspectos, a mobilidade estudantil para que alunos da UFTM e da UPTC possam ter dupla diplomação, a possibilidade de cotutela na orientação de alunos de mestrado e doutorado, o intercâmbio de docentes e discentes, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa, extensão e ensino em conjunto. “Estamos vivendo essa semana o segundo momento dessa integração entre as duas universidades. Conhecemos há 15 dias as estruturas e os programas da UPTC. A vinda deles aqui tem o mesmo objetivo. A partir daí, buscaremos intensificar essa possibilidade do desenvolvimento de ações em conjunto. São ações que terão que passar por toda uma análise jurídica,  mas já vislumbramos uma possibilidade grande de efetuarmos todos esses projetos”, acrescentou a reitora.

UFTM e UPTC atualmente possuem um acordo de cooperação geral firmado em 2015. A ação conta com a orientação local do professor Thiago Correa, do curso de Licenciatura em Química de Uberaba. Para o professor, a visita da equipe colombiana pode representar avanços em diversos segmentos. “A UPTC conta com potencialidades que nós não temos e vice-versa. Deparamo-nos com a possibilidade de parcerias de pesquisas em potencial”, concluiu o professor.

Professores realizaram apresentação para mostrar os projetos desenvolvidos e a infraestrutura da UPTC

Para o professor da UPTC, Néstor Adolfo Pachón Barbosa, a união de ações entre as universidades poderá gerar frutos para o mundo acadêmico e fortalecer as áreas de ensino, pesquisa e extensão das instituições. “Creio que a principal atividade aqui seja fortalecer os laços de união entre as universidades. Temos algumas atividades de pesquisa em áreas como Química e Educação Ambiental que poderiam ser realizadas pelas duas instituições. Agora, abrem-se as portas para outras áreas como na saúde, engenharia dentre outras. Há a possibilidade de intercâmbios, de mobilidade de alunos e docentes, de fortalecer os programas de doutorado e mestrado, e também de fortalecer nossas produções acadêmicas pela produção de artigos científicos e publicação de livros. O campo de ação está mais aberto”, acrescentou.

Para a reitora da UFTM, o próximo passo na união de ações entre as instituições é envolver os docentes na elaboração de propostas de parceria. “Nós temos buscado viabilizar toda essa parceria, a partir daqui cada professor, cada pesquisador deverá tomar iniciativa de procurar os seus pares na outra universidade e pensar em projetos integrados, projetos desenvolvidos nos dois países, então é um trabalho agora que deve envolver os professores, os pesquisadores da Universidade também”, concluiu.

O evento contou com a participação da equipe da Reitoria, da Assessoria de Cooperação Internacional, representantes das pró-reitorias de Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação  e Assuntos Comunitários e Estudantis, além de representantes dos Institutos e do Campus Universitário de Iturama.

Fotos: Edmundo Gomide/ UFTM