Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Professores do Curso de Química visitam ESALQ, CENA e UFU por rede de cooperação
Internacionalização

Publicado: Terça, 11 de Abril de 2017, 07h35

Os professores do curso de Química da UFTM, Thiago Corrêa e Luís Carlos de Morais, acompanhados por representantes da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia - UPTC, visitaram a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP e o Centro de Energia Nuclear na Agricultura - CENA, em Piracicaba, para buscar a integração de ambas instituições em um projeto técnico-científico em fase de implementação na UFTM. A primeira fase do projeto foi realizar convênio com a UPTC, sendo esta  visita a segunda fase para integração com as instituições nacionais .

Fachada da Esalq
Esalq em Piracicaba

De acordo com Thiago Corrêa, coordenador do Curso de Química da UFTM, “a visita tem uma grande importância para o fortalecimento da pesquisa em nosso curso, já que a presente crise financeira do país nos impõe a buscar alternativas para criar melhores condições de trabalho, sendo a parceria de pesquisa uma via importante”.

Professores em visita ao laboratório do CENA

No dia seguinte, os professores visitaram as instalações do Instituto de Química da Universidade Federal de Uberlândia que também participará do projeto. Para Thiago, um dos articuladores da rede, a visita avança em fazer Ciência. "Aproximar a UFTM de centros de excelência, como o CENA e a Esalq, assim como de uma universidade estrangeira como a UPTC, revela um novo modo de produzir conhecimento, em que as potencialidades de cada instituição e suas linhas de investigação podem dialogar e contribuir para contornarmos as necessidades de pesquisas local”.

Em visita realizada na UFU, o coordenador da Rede Mineira de Química – RQ-MG, professor João Marcos Madurro, demonstrou interesse e afirmou que as onze universidades federais de Minas Gerais da Rede também poderão fazer parte dos convênios, um reconhecimento do potencial dessas parcerias.

“A internacionalização se torna interessante na medida em que se abre uma via de mão dupla, isto é, enviar alunos para o exterior da mesma forma que se recebe alunos estrangeiros. O grande desafio será condicionar esse papel no sentido de vencer as barreiras linguísticas quando ocorrer o envolvimento com outros países de língua inglesa, francesa, etc. O que já requer por parte da UFTM um pensar futurista envolvendo um conjunto de ações que minimizem essas dificuldades”, reforça o professor Morais, proponente do projeto na UFTM.

Fotos: Divulgação/UFTM

Assunto(s): Parceria , Rede , Química , visita , UPTC , Esalq , CENA , UFU , pesquisa