Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM, Prefeitura Municipal de Uberaba e ABCZ estabelecem parceria para desenvolvimento do Projeto Geoparque Uberaba
Desenvolvimento

Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2017, 13h29

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura Municipal de Uberaba, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu - ABCZ e o Conselho Municipal de Turismo - COMTUR, divulgaram em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira, 28, o Projeto Turístico Geoparque Uberaba, um macro projeto turístico, cujo objetivo é potencializar e estruturar a vocação turística de Uberaba.

UFTM, ABCZ e Prefeitura de Uberaba são parceiras no projeto
UFTM, ABCZ e Prefeitura de Uberaba são parceiras no projeto.
Foto: Luiz Adolfo/UFTM

O Geoparque Uberaba apresenta uma sólida fundamentação técnico-científica embasada na tese de doutorado e publicações realizadas pelo geólogo e diretor do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, Luiz Carlos Borges Ribeiro. O projeto visa potencializar os valores turísticos de relevância nacional e internacional da cidade, com o intuito de passar a integrar a Rede Global de Geoparques da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco, tornando-se Patrimônio Natural da Humanidade. Os Geoparques representam uma iniciativa bem sucedida da Unesco. Existem mais de 100 Geoparques em 30 países distribuídos em todos os continentes.

Para a reitora o projeto será um importante passo para o desenvolvimento regional e turístico

De acordo com a reitora da UFTM, o projeto será um importante passo para o desenvolvimento regional e turístico de Uberaba. “O Geoparque será um pólo catalisador do turismo e enriquecerá o aspecto cultural, religioso e paleontológico da nossa cidade. A Universidade Federal do Triângulo Mineiro como a gestora do Complexo Científico e Cultural de Peirópolis estará responsável por um dos pilares dentro desse grande projeto que é a questão da paleontologia. Temos uma expectativa muito grande de que todos nós, cidadãos uberabenses, teremos um retorno positivo com a efetiva implantação do Geoparque”, acrescentou a reitora.

Para o presidente da ABCZ, o pecuarista, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges o projeto irá gerar novas possibilidades para a região. “É uma honra para a ABCZ participar deste momento tão importante para o futuro da nossa cidade. Fomentar o turismo significa não só atrair mais pessoas para Uberaba, mas também gerar emprego, renda e muitas oportunidades para nossa população e para as empresa aqui instaladas. O Geoparque vem ao encontro de uma meta passada por nossa diretoria que é tornar o Parque Fernando Costa cada vez mais atrativo e movimentado”, disse o presidente da ABCZ.

Durante a coletiva o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, destacou a importância da união entre as instituições para o desenvolvimento do projeto. “Temos que buscar alternativas. Uberaba tem uma atividade muito bem consolidada na agricultura, na pecuária, na indústria. Agora temos que buscar coisa nova. Temos que nos unir e gerar oportunidade para os empreendedores da nossa cidade. É a hora certa de pensarmos nessa nova fase da nossa cidade”, destacou o prefeito.

O Projeto

O projeto que será lançado durante a Expozebu 2017 envolve a criação e desenvolvimento de dois Geossítios (Peirópolis e Santa Rita) e três Sítios Histórico-Culturais (ABCZ, Memorial Chico Xavier e Fazenda Cassu). Eles irão compor circuitos turísticos para promover as vocações da cidade. A estruturação de cada espaço irá englobar o desenvolvimento do ponto turístico e do seu entorno, de forma a incentivar a criação de iniciativas que visam atender às necessidades dos turistas. Cada Geossítio trará informações quanto aos demais sítios, criando uma rede estruturada onde o turista consegue se localizar e percorrer todas as potencialidades que o município tem a oferecer.

Fotos: Luiz Adolfo/UFTM