Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Delegação dos cursos de humanas de universidade colombiana visitam a UFTM

Delegação dos cursos de humanas de universidade colombiana visitam a UFTM

Publicado: Quarta, 03 de Maio de 2017, 08h22

Uma delegação dos cursos de Humanas da Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia – UPTC visitam a UFTM durante esta semana. Três professores estrangeiros são acompanhados pelo coordenador do curso de Licenciatura em Química, Thiago Corrêa, que também é um dos responsáveis pelo convênio entre a UPTC e a UFTM. A visita é mais uma etapa para consolidar a parceria acadêmica entre as instituições. Há dois meses, a reitora da UFTM, Ana Lúcia de Assis Simões e o coordenador da Assessoria de Cooperação Internacional - ACI, Wendell Meira, fizeram uma viagem para Tunja, na Colômbia, com o objetivo de conhecer a UPTC e discutir acordos de cooperação. Há duas semanas, estiveram na Instituição em Uberaba professores representantes da área de exatas.

Durante conversa no gabinete da Reitoria, trataram de temas comuns de interesse como a área de educação, tanto em licenciatura e pedagogia, como na área de educação a distância e pós-graduação.

O professor Wendell acredita que a partir dessa visita haverá a oportunidade de novos acordos aditivos que irão contemplar áreas específicas. “O progresso que eu vejo é a ampliação dessas áreas atingidas, com abrangência na área da Educação e Educação a Distância. E ainda pretendemos expandir para a área da saúde que já iniciamos as conversas e, futuramente, nas áreas de exatas, de engenharias”.

Professoras Claudia e Nubia, da UPTC
Claudia (à esq.) e Nubia (à dir.), professoras da UPTC

Claudia Moreno Cely, professora de projetos pedagógicos e investigativos do Programa de Licenciatura em Ciências Naturais e Educação Ambiental da Faculdade de Ciências da Educação da UPTC, disse que o principal motivo da visita é conhecer o processo pedagógico e didático da UFTM e gerar propostas de pesquisas, propostas pedagógicas e laços de coautorias de artigos “para enriquecermos as duas universidades, as experiências significativas que cada uma tem. Esse é o principal objetivo conhecer e intercambiar riquezas de conhecimento e experiências entre as instituições”.

Também para Nubia Pineda, professora da área de Pedagogia do programa de Licenciatura em Educação Básica com ênfase em Matemática, Humanidades e Língua Castelhana da Faculdade de Educação a Distância da UPTC, a intenção é aprofundar os vínculos acadêmicos. “Na modalidade a distância, com a utilização de uma mediação de ferramentas, como os sistemas de computadores e a internet irão nos favorecer. Visamos à abertura de diálogos acadêmicos e de amizade, de cooperação e de solidariedade com a UFTM”.

Para o próximo semestre, está sendo desenhado um curso sobre docência em investigação na UPTC, como projeto de extensão. De acordo com o professor Thiago, serão reunidos professores pesquisadores da área de ciências humanas da educação da UFTM e da UPTC. “O curso será direcionado para estudantes e, principalmente, para professores em exercício, com uma ou duas semanas de duração. A ideia é que se transforme a médio e longo prazo em um curso de Mestrado que venha a fortalecer o nosso Programa local, com a possibilidade de haver uma linha interdisciplinar de pesquisa. Portanto, uma possível mobilidade pode gerar uma dupla diplomação”, afirmou Thiago.

Além de buscar parcerias de internacionalização com universidades europeias e norte-americanas, a aproximação com instituições de ensino da América Latina e América do Sul são muito importantes para a UFTM. Para a reitora, as semelhanças de fenômenos sociais podem ser estudadas em conjunto “e assim, pesquisar soluções em relação a problemas comuns à região. Primeiramente, eu acho que a questão da proximidade facilita as próprias visitas em uma perspectiva geográfica. Mas o grande diferencial é nós termos muitas afinidades políticas, geográficas, culturais e até mesmo sociais, que nos possibilitam pensarmos juntos em alternativas para superar os desafios”, concluiu Ana Lúcia.

Entre as atividades programadas na visita, há uma palestra nesta quarta-feira, dia 3 de maio, às 14 horas, no auditório Safira, com o Programa de Mestrado em Educação da UFTM, com o tema “Apresentação de programas e experiências pedagógicas colombianas”.  Na sexta-feira, dia 5 de maio, às 14h30, no auditório Rubi, haverá uma palestra sobre o professor e a prática pedagógica. Este evento é aberto a toda comunidade da UFTM.

Fotos: L.Adolfo/UFTM