Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Complexo Cultural e Científico de Peirópolis abre inscrições para o Programa de Treinamento de Estudantes Universitários 2017
Proteu

Publicado: Terça, 20 de Junho de 2017, 11h51

A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – Proext/UFTM, por meio do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis – CCCP/UFTM, abriu inscrições para o Programa de Treinamento de Estudantes Universitários – Proteu. No programa, os participantes terão a oportunidade de participar de escavações e das diversas atividades desenvolvidas no Complexo de Peirópolis.

Alunos poderão acompanhar as etapas de escavação e preparação dos fósseis
Alunos poderão acompanhar as etapas de escavação e preparação dos fósseis (Foto: Arquivo/UFTM)

O Proteu atende a alunos de várias universidades do país e tem como proposta ser um curso de imersão em paleontologia e geologia, focando os aspectos locais e possibilitando uma vivência prático-teórica do contexto em que se inserem as ações desenvolvidas prioritariamente em Peirópolis. O programa compreende atividades como aulas teóricas acerca de conceitos gerais de geologia e paleontologia, geologia regional, além de um curso condensado sobre o Centro Price nas suas diversas ações ao longo desses 25 anos.

Nas atividades práticas os alunos participam das etapas de escavação e preparação dos fósseis, domínio da técnica de “screen washing”, leitura e discussão de bibliografia especializada, confecção de réplicas, oficina de paleoarte e atendimento aos visitantes no Museu dos Dinossauros.

Para esta edição foram disponibilizadas doze vagas, sendo seis para estudantes da UFTM e seis de outras instituições. Como será um curso intensivo, todos os alunos deverão ficar hospedados no alojamento do CCCP devendo ingressar na manhã de segunda do dia 24 de julho e sair ao final da sexta, 28. Podem participar alunos de graduação dos cursos de Ciências Biológicas, Geologia, Ciências Naturais e Geografia de todas as instituições do país.

As inscrições se iniciarão às 9h da manhã do dia 23 de junho, e se estendem até 30 de junho de 2017, ou até as vagas serem preenchidas, pelo formulário eletrônico.

Os estudantes selecionados deverão trazer trajes próprios para atividades de campo, roupa de cama e banho e mantimentos para o preparo de almoço e jantar na cozinha do alojamento do CCCP.

O Proteu 2017 será realizado de 24 a 28 de julho, das 8h às 17h em Peirópolis, totalizando 40h de atividades.

Mais informações:

Inscrições - Formulário eletrônico - Acesse aqui