Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM realiza solenidade de lançamento da estação meteorológica

UFTM realiza solenidade de lançamento da estação meteorológica

Publicado: Sexta, 30 de Junho de 2017, 12h20

A UFTM, em parceria com o Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, lançou oficialmente hoje de manhã, durante solenidade na Unidade II da Univerdecidade, a Estação Meteorológica Automática de Uberaba. As informações já podem ser acessadas pela página da Universidade www.uftm.edu.br/monitoramentodoclima ou na página de estações automáticas do site do INMET: www.inmet.gov.br

Estiveram presentes na cerimônia a reitora Ana Lúcia de Assis Simões, o vice-reitor Luiz Fernando dos Santos Anjo, o diretor do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas da UFTM, Paulo Henrique Marfil, a coordenadora do Programa de Extensão Universitária de Monitoramento do Clima, Patrícia Diniz Martins, docentes, alunos e servidores da Universidade. O Programa que usará os dados gerados pela estação para estudos só pôde ser realizado mediante a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o INMET e a UFTM.

A estação finlandesa de última geração adquirida pelo INMET coleta informações de pressão atmosférica, temperatura, umidade relativa do ar, temperatura do ponto de orvalho, direção e velocidade do vento e rajadas, precipitação (chuva) e radiação solar, emitindo relatórios diários completos. A estação fornece informações a cada hora cheia. Os dados são coletados de maneira ininterrupta e enviadas via satélite, sem a interferência do homem. De acordo com o Inmet, responsável pela manutenção, a estação chega para compor e aumentar a malha de postos de coleta na região, favorecendo estudos climatológicos locais.

A professora Patrícia destaca o benefício direto para os alunos. A parte prática do ensino sai ganhando. “Da janela o aluno observa o sol, usa as medidas fornecidas pela estação e faz os cálculos da disciplina em sala de aula. Isso é muito bom para os estudantes, principalmente em relação à pesquisa.” No Programa, o primeiro projeto vai ser o estudo da intensidade de chuvas. “Eu convido os demais pesquisadores, professores da UFTM e instituições externas a propor projetos dentro do Programa. Queremos explorar todo potencial de uso de dados da estação. A implantação destes equipamentos em Uberaba é um ganho muito grande e que precisa ser aproveitado”.

No eixo da pesquisa, o diretor do ICTE ressaltou que há pesquisadores na UFTM que já trabalham com dados climatológicos, como o uso de energia solar. “Os dados ficarão disponíveis, são públicos e gratuitos. Então qualquer pesquisador de Uberaba e região poderá usar as informações da estação meteorológica para implementar projetos, sugestões de projetos via o Programa de meteorologia”. Paulo Marfil também elencou possibilidades de trabalhos de extensão a serem desenvolvidos. “Na parte de educação, por exemplo, poderemos receber o público externo para conhecer a estação. Há uma série de atividades que certamente serão propostas pelos docentes vinculados a trabalhos com clima e tempo. Para o ICTE, este acordo de cooperação técnica é um bom exemplo de parceria”, afirmou.

A reitora Ana Lúcia de Assis Simões comemorou a implantação da estação. “O lançamento da estação vai trazer muito resultados do ponto de vista do ensino, da pesquisa, da extensão. Uma oportunidade para que os alunos possam ter na prática essa vivência”. E salientou que a conquista é representativa de um dos papéis da universidade que é levar resultados para a sociedade. “Essa é uma ação que vai possibilitar trazer para população informações a respeito de clima que poderão ser utilizadas no planejamento de suas ações, de sua vida diária, como por exemplo, em relação a ocorrência de desastres naturais. As políticas públicas podem utilizar esses dados para planejar meios de enfrentar eventuais desastres relacionados ao clima e a temperatura. A própria produção agrícola poderá aproveitar essas informações para planejar suas ações no campo. São inúmeras as vantagens que essa estação poderá trazer”, concluiu.

Fotos: Elioenai Amuy/UFTM