Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Alunos do ensino fundamental visitam campus de Iturama para atividades de matemática
Início do conteúdo da página
Iturama

Alunos do ensino fundamental visitam campus de Iturama para atividades de matemática

Publicado: Terça, 11 de Julho de 2017, 07h16

Professores e alunos dos cursos de Agronomia e Licenciatura em Química do campus da UFTM em Iturama receberam estudantes do terceiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal Dalva Barbosa Garrido para a realização da primeira dinâmica do projeto de extensão universitária “Ludicidade no ensino da matemática”.

Durante a visita, os estudantes participaram de atividades dinâmicas envolvendo conceitos matemáticos sobre a história dos números, a necessidade de operar números e a aplicação da matemática no dia a dia.  Para aprimorar os conceitos desenvolvidos no terceiro ano do ensino fundamental, foram desenvolvidas duas atividades lúdicas: o jogo da velha da matemática no computador e o “stop” da matemática.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Ulcilea Leal, do curso de Agronomia, a escolha da dinâmica foi determinada a partir de uma conversa com os professores da escola municipal em que foram apontadas as maiores dificuldades dos alunos com a disciplina de matemática.

Com o propósito  de desenvolver ações para trabalhar os conceitos de matemática em uma perspectiva mais estimulante, iniciou-se o projeto. “Nosso objetivo é contribuir com as condições do ensino, explorar e aplicar atividades lúdicas, aguçar o interesse dos alunos pela matemática a partir de atividades desse tipo. Além disso, o projeto possibilita à UFTM uma forma de aproximar ainda mais a comunidade ao Campus Universitário de Iturama”, afirmou Ulcilea.

O projeto termina em dezembro de 2017. Futuramente poderá expandir para outras escolas e utilizar outras metodologias de ensino e aprendizagem de matemática. Para participar como colaborador basta ser aluno da UFTM.

Fotos: Divulgação/UFTM

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página