Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > HC-UFTM oferece testagem rápida de HIV, hepatites e sífilis
Início do conteúdo da página
Hospital de Clínicas

HC-UFTM oferece testagem rápida de HIV, hepatites e sífilis

Publicado: Sexta, 28 de Julho de 2017, 14h09
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, por meio de seu Ambulatório de Infectologia, iniciou no mês de julho a realização de testes rápidos de HIV, hepatites B e C e sífilis. A testagem gratuita acontece no Ambulatório de Especialidades, à Avenida Getúlio Guaritá, n.º 331, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 16h, sem necessidade de direcionamento médico, jejum ou estar em consulta.

“Os interessados precisam portar um documento de identificação com foto. O atendimento é feito por profissional de enfermagem, que oferece os quatro testes ou a possibilidade de optar por apenas alguns. É coletada uma gota de sangue para cada dispositivo, extraída do dedo indicador. Em aproximadamente 15 minutos sai o resultado, totalmente sigiloso”, informa o infectologista Rodrigo Juliano Molina.

De acordo com o médico, o teste rápido para HIV e hepatites fornece um diagnóstico definitivo, pois aplica duas metodologias de detecção concomitantes. Já o resultado positivo para sífilis precisa ser confirmado com um exame tradicional. Os kits diagnósticos são fornecidos pelo Programa de DST/Aids da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

“Se a sorologia for positiva para qualquer dos casos, já é marcada uma consulta ambulatorial. O diagnóstico precoce é importante porque agiliza o acesso aos tratamentos, evitando as complicações decorrentes dos estágios avançados das doenças infectocontagiosas, bem como favorece o esclarecimento ao paciente sobre as formas de prevenção e transmissão”, Molina finaliza.

Unidade de Comunicação HC-UFTM

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página