Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM e Semed oferecem Aperfeiçoamento em Educação do Campo

UFTM e Semed oferecem Aperfeiçoamento em Educação do Campo

Publicado: Segunda, 31 de Julho de 2017, 12h42

Inscrições abertas de 2 a 9 de agosto

O Laboratório de Estudos de História Agrária e Movimentos Sociais da UFTM em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Uberaba - Semed oferecem o Curso de Aperfeiçoamento em Educação do Campo, direcionado a professores em exercício na rede pública de ensino das escolas do campo e que atuem nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio de Uberaba e região.

De 2 a 9 de agosto as inscrições devem ser realizadas acessando a página da Secretaria Municipal de Educação - www.uberaba.mg.gov.br/formacao.

São 50 vagas para o curso semipresencial com carga horária total de 180 horas, com aulas presenciais (90h) e à distância (90h).

O objetivo do aperfeiçoamento é ampliar o acesso à formação continuada para profissionais com atuação na educação do campo nas séries finais do Ensino Fundamental, ampliando-se o escopo para inclusão do Ensino Médio. O curso busca, ainda, contribuir para a oferta de uma educação contextualizada às realidades das populações do campo, em conformidade com as Diretrizes para as Escolas do Campo, conforme estabelecido pela legislação educacional vigente.

Segundo a coordenadora do Curso, professora Leandra Domingues Silvério, a primeira edição do Curso aconteceu em 2014, ofertado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão - Secadi-MEC, por meio da Rede Nacional de Formação de Profissionais da Educação Básica -Renaform e da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM para os polos de Uberaba e Frutal, em parcerias com as secretarias municipais de Educação.

A oferta do Curso em 2017 deve-se ao convite da Secadi do Ministério da Educação face a experiência e dos resultados positivos obtidos na primeira edição, afirma Leandra.

Aulas

A aula inaugural acontece no dia 19 de agosto às 8h, no Centro Educacional da UFTM, na sala T02. Para as palestras foram convidadas as professoras Maria Rita Nascimento Pereira,  do Cesube, e Janaina Francisca de Souza Campos Vinha, da UFTM. As aulas regulares e presenciais do Aperfeiçoamento ocorrerão aos sábados.

O Curso, na edição de 2017, tem o apoio do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica - Comfor/UFTM, coordenado pelo professor Wagner Roberto Batista, e a supervisão da professora Rogéria Moreira Rezende Isobe, da UFTM.