Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Equipe Zebu Baja fica em 12º lugar na etapa Sudeste do SAE Brasil
Extensão Universitária

Equipe Zebu Baja fica em 12º lugar na etapa Sudeste do SAE Brasil

Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2017, 06h02

A Equipe Zebu Baja da UFTM ficou na 12ª colocação na 11ª Competição Baja SAE Brasil - etapa Sudeste, que aconteceu no último final de semana em Piracicaba – SP. Foi a primeira participação de vários integrantes do grupo. “Foi muito bom para a equipe, pois os mais novos puderam acompanhar todo o andamento de uma competição e o comportamento da equipe. Eles tiveram uma grande experiência”, avaliou o coordenador do projeto, professor Marco Shimano.

O protótipo foi bem avaliado nas provas de segurança e de motor, estava dentro das normas e regulamento da competição. Mas depois de correr a prova de Suspension & Traction, o cubo da roda dianteira esquerda quebrou e o carro não pode completar a etapa e participar da prova de lama. “No final, acabamos encontrando uma oficina, indicada por um professor de outra equipe, para adaptar uma peça no lugar daquela que quebrou. No domingo de manhã, conseguimos preparar o carro somente depois de iniciado o enduro, mas fomos fortes e conseguimos andar bem. Como o protótipo está velho, tivemos problemas com o motor que está sendo utilizado desde a primeira competição em 2012. Este Zebu Baja, que esteve em 11 competições, além de diversos, participou de sua última corrida. E já iniciamos a mobilização para construção do novo protótipo, o Z-5”, relatou Shimano.

Apesar das dificuldades, o que marca a competição é a colaboração. “Recebemos muita ajuda das outras equipes, da mesma forma como também auxiliamos todas que nos procuraram, principalmente as iniciantes. Esta é uma competição de universitários e, apesar da concorrência, nunca ninguém deixou de ajudar nenhuma equipe”, explicou o coordenador. “Também pudemos representar muito bem a nossa Universidade. Outras equipes já nos conhecem porque somos persistentes e nunca desistimos. Como um ex-membro do Zebu Baja falou: para dar mais uma única volta no enduro, iremos fazer de tudo sem preguiça e sem desistir. Esta deve ser a mentalidade de todos os membros da equipe Zebu Baja UFTM”, concluiu.

Fotos: Divulgação/UFTM