Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM apresenta reivindicações sobre segurança pública
Início do conteúdo da página
Segurança

UFTM apresenta reivindicações sobre segurança pública

Publicado: Quinta, 24 de Agosto de 2017, 17h07


No evento, documento com reivindicações relacionadas ao reforço da segurança nas imediações e unidades onde a UFTM está instalada foi entregue ao assessor especial do ministro da Justiça, João Luiz Pinto Coelho M. de Oliveira. (Fotos: Luís Adolfo/UFTM)

Durante a manhã desta quinta-feira, 24, imprensa, representantes de entidades de classe e autoridades públicas estiveram reunidas no anfiteatro da Prefeitura Municipal de Uberaba com o ministro da Justiça, Torquato Lorena Jardim, para debater ações políticas de reforço às estruturas de segurança pública. O encontro foi uma solicitação da Prefeitura de Uberaba para falar sobre a visão do Governo Federal no tocante à Segurança Pública no país. Durante o encontro o vice-reitor, no exercício da Reitoria da UFTM, Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, e a pró-reitora de Assuntos Comunitários e Estudantis, Sandra Eleutério Campos Martins, aproveitaram para entregar ao ministro, ao prefeito, e às autoridades de segurança presentes no evento um documento com reivindicações relacionadas ao reforço da segurança nas imediações e unidades onde a UFTM está instalada.

 
Vice-reitor, no exercício da Reitoria da UFTM, entregou documento para secretário de Estado de Defesa Social, Sérgio Barboza Menezes.

O evento também contou com a presença de diversos representantes ligados a Setores da Segurança Pública entre eles o secretário Nacional de Segurança Pública - SENASP, Carlos Aberto dos Santos Cruz, o diretor geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, e o secretário de Estado de Defesa Social, Sérgio Barboza Menezes.

A solenidade foi aberta pelo prefeito de Uberaba, Paulo Piau, que em seu discurso reforçou a importância da segurança pública como uma preocupação nacional. “O crescimento do time dos fora da lei tem sido vertiginoso, da mesma forma que cresce a reclusão ou a falta de liberdade das pessoas de bem”, destacou Piau em seu discurso.

O Ministro da Justiça destacou a importância de se conjugar esforços no combate à violência e ressaltou a importância do tema no cenário nacional.  “O motivo da viagem é estar com vocês aqui perto, ouvir os depoimentos. Segurança pública é hoje o grande tema de política pública”,  afirmou o ministro.

O documento entregue pela Reitoria às autoridades ressalta a preocupação da UFTM com a segurança de seus servidores e discentes, narra alguns dos problemas de segurança enfrentados nos últimos meses e solicita providências no sentido de desenvolver ações para coibir a violência.

Confira o texto na íntegra:

 

Ofício nº 117/2017/REITORIA/UFTM                                                                                            

 Uberaba/MG, 23 de agosto de 2017.

 Ao Excelentíssimo Senhor
TORQUATO LORENA JARDIM
Ministro da Justiça e Segurança

Assunto: Segurança Pública

 

 Senhor Ministro,

  

  1. A Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM vem passando por um constante processo de expansão, contando hoje com diferentes cursos de graduação, pós-graduação e de educação profissional.
  2. Atualmente, a instituição atende um público estimado em 7.120 alunos, sendo 5.833 nos cursos de graduação, 963 nos cursos de pós-graduação (incluindo residências médica e multiprofissional) e 324 nos cursos técnicos. Um número significativo desses alunos frequenta aulas ou desenvolve alguma atividade relacionada à Universidade no período noturno.
  3. A UFTM conta com uma unidade localizada na Univerdecidade e várias outras unidades dispersas, em diferentes endereços. Assim, os alunos, docentes e demais servidores deslocam-se pelas vias públicas, para desenvolver as suas atividades acadêmicas e administrativas.
  4. A Universidade já criou um Comitê de Segurança, formado por unidades da UFTM, mas também por diversos parceiros, como escolas particulares, proprietários de estabelecimentos comerciais diversos, clínicas médicas e até agencias bancárias. Por meio desse Comitê, firmou parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais, que muito tem contribuído, fazendo-se presente na instituição e em seu entorno, mas, em decorrência do reduzido número de viaturas e de policiais, esse policiamento tem-se mostrado ainda ineficaz.
  5. Além disso, já solicitamos à Prefeitura Municipal de Uberaba a poda de árvores nas imediações das diversas unidades da UFTM, para melhorar a iluminação. Também estamos trabalhando, junto com os Parceiros desse Comitê de Segurança, na instalação e monitoramento de câmeras de vigilância. 
  1. Entretanto essas medidas ainda não estão produzindo o efeito necessário e a violência, nas imediações da instituição, continua crescendo. Os milhares de jovens que circulam entre as unidades da UFTM são alvo dos bandidos e frequentemente têm se tornado vítima, especialmente as mulheres.
  2. Relatos e notícias recentes apontam para um assustador aumento no número de assaltos e outros tipos de abordagens, não somente na região da UFTM, mas no município como um todo. Mas essa região tem se tornado a preferida dos marginais. Somente nesta semana, tomamos conhecimento de dois casos de estupro envolvendo alunos dos cursos de graduação, sendo um deles com repercussão nacional. Fatos como esses causam ainda mais medo e insegurança nos discentes, o que reflete, diretamente, no desempenho em sala de aula. Também os professores e demais servidores da instituição estão apavorados e sentindo-se indefesos e vulneráveis. São trabalhadores, servidores públicos, que não têm outra alternativa, senão circular pelas vias públicas que separam as unidades da UFTM, para exercerem as suas atividades laborais.
  3. Diante desta realidade e preocupados com a violência dos fatos recentes, solicitamos apoio e providências de Vossa Excelência no sentido de desenvolver ações que possam coibir a continuidade desses acontecimentos. Ressaltamos que esta não é a primeira vez que alertamos sobre essa situação. Desde 2005, quando a FMTM se transformou em UFTM, o que resultou em um aumento expressivo no número de alunos, os gestores desta Universidade cobram por ações de segurança pública. A cidade de Uberaba é, atualmente, considerada uma das mais violentas da região e os alunos são vítimas em potencial.
  4. Solicitamos ainda que a Polícia Militar da cidade seja contemplada com mais veículos e motocicletas da corporação, que policiais militares sejam admitidos e/ou realocados em Uberaba, para promover o policiamento dessa região que é quase uma cidade e, como resultado, dar mais segurança a todos que exercem atividades na UFTM, que muito tem contribuído com o desenvolvimento da cidade, do estado e da nação, por meio da formação e especialização de milhares de profissionais, das ações de extensão, junto à comunidade da cidade e da região de Uberaba e, principalmente com os produtos de suas pesquisas científicas.
  5. Colocamo-nos à disposição de Vossa Excelência para os esclarecimentos necessários ao atendimento de nosso pleito e apresentamos protestos de elevada consideração.

 

Respeitosamente,

 

PROF. DR. LUIZ FERNANDO RESENDE DOS SANTOS ANJO
Vice-Reitor, no exercício da Reitoria, da UFTM

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página