Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM participa de conferência europeia sobre internacionalização no ensino superior
Internacionalização

Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2017, 06h06

A UFTM, representada pela Assessoria de Cooperação Internacional, participa da 29ª Conferência e Exposição anual da Europian Association of International Education EAIE, realizada de 12 a 15 de setembro de 2017, no Centro de Exposições e Conferências de Sevilha, na Espanha. O tema da conferência de 2017 é "Um mosaico de culturas". Sevilha 2017 é considerada a maior conferência internacional de ensino superior da Europa.

A EAIE é uma organização sem fins lucrativos que atende indivíduos ativamente envolvidos na internacionalização de suas instituições. É o centro europeu de especialização, redes e recursos na internacionalização do ensino superior.

O coordenador da ACI da UFTM, professor Wendell Meira, que está no evento, relata que há participação de mais de 5000 pessoas provenientes de mais de 90 países. “Nesta edição estamos nos reunindo não somente com instituições já parceiras da UFTM, pretendendo a ampliação dos convênios, mas também com novas instituições e ainda atuando em rede juntamente com universidades da Rede Uniminas visando à formalização de acordos em rede”, comentou Wendell.

Entre as reuniões realizadas durante o evento, o coordenador destaca uma com Marie-Christine Lalanne, representante de um consórcio de universidades europeias, o Institute of International Education. “Este contato abriu perspectivas para nossos alunos do curso de Pós-graduação em Administração Pública que, a partir do acordo, poderiam fazer uma especialização na Universidade de Bordeaux, na França”.

O professor Wendell também se reuniu com Marco Bruno, secretário executivo da Universidade Católica de Múrcia – UCAM, na Espanha. “A universidade espanhola atingiu rapidamente níveis de excelência baseados em rankings internacionais e tem as principais áreas de atuação em Esportes, saúde e engenharias.  A parceria com a UCAM permitiria o intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação, chegando até a dupla diplomação. A UCAM também oferece cursos de verão e inverno como oportunidades de capacitação e especialização em curto prazo”, concluiu.

Fotos: Divulgação/UFTM