Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Triângulo Verde participa de competição nacional de veículos energeticamente eficientes
Extensão

Publicado: Quinta, 19 de Outubro de 2017, 05h54

A Equipe Triângulo Verde, grupo de um projeto de extensão universitária da UFTM, participará de uma competição nacional de fomento à pesquisa energética que desafia estudantes de engenharia a projetar e construir protótipos que percorram a maior distância com a menor quantidade de energia possível. A competição será realizada no centro de convenções Riocentro, no Rio de Janeiro, de 6 a 9 de novembro, promovida por uma empresa multinacional de combustíveis. As categorias de protótipos participantes são três: movidos à gasolina, etanol ou bateria elétrica.

A competição se encaixa com o objetivo de criação da Triângulo Verde, que é construir protótipos de veículos segundo conceitos sustentáveis, movidos à gasolina ou etanol, que percorram as maiores distâncias com o menor consumo, ou seja, de forma eficiente.

“O projeto conta com o conhecimento adquirido em sala de aula dos alunos das engenharias mecânica, elétrica, produção, ambiental e química”, explicou o capitão da equipe, Yan Santos, que é aluno do curso de Engenharia Mecânica.

É a segunda vez que a Triângulo Verde participa da competição anual. “Nós vamos com bastante garra. Estamos construindo um protótipo diferente para poder alcançar nossos objetivos que é figurar entre os cinco melhores lugares”, afirmou Yan. Ele lembra que na etapa 2016, 34 universidades brasileiras competiram, algumas em mais de uma categoria. Neste ano, os representantes da UFTM vão disputar nas categorias de etanol e combustíveis fósseis.

“Neste protótipo, optamos por uma mudança estrutural bem drástica. Saímos de um chassi que era inteiro feito de aço e partimos para o uso do alumínio, um material trabalhoso de mexer, porém, com características muito interessantes para nós. Fizemos uma geometria de carenagem mais arrojada, com menor arrasto, ou seja, com menor atrito com o vento. Quando você começa a optar por materiais mais eficientes, quando começa a tirar peso do carro, a transmissão fica mais eficiente, trabalha melhor. A proposta é usar menos combustível, porém, com a mesma eficiência de locomoção”, detalhou o capitão. A UFTM vai disponibilizar transporte e auxílio de viagem para a equipe se manter no Rio de Janeiro durante a competição.

Equipe Triângulo Verde e protótipo
Equipe Triângulo Verde e protótipo (Yan Santos está de calça azul, agachado em frente ao carro)

Atualmente, a Triângulo Verde conta com 34 integrantes, estudantes da Universidade. “Como aluno, para mim foi muito importante participar da equipe, porque o projeto propicia oportunidades que até então não temos em sala de aula. Vemos a aplicação de metodologia, de gestão de problemas que ocorrem durante a fabricação de um protótipo, de coisas que acontecem na vida real. Há o desenvolvimento pessoal e o profissional. É um diferencial enorme na carreira”, concluiu Yan Santos.

Fotos: Edmundo Gomide/UFTM