Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM promove evento sobre Cuidados Paliativos
Extensão Universitária

UFTM promove evento sobre Cuidados Paliativos

Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2017, 07h02

A Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos - LACP da UFTM promove o III Simpósio de Cuidados Paliativos de Uberaba, I Jornada de Cuidados Paliativos da UFTM e III Curso Introdutório da Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos da UFTM. O evento será realizado nos dias 1º e 2 de dezembro, no Auditório Esmeralda, prédio da Reitoria.

O objetivo dos organizadores é difundir, favorecer e fomentar a discussão de temas relevantes dos Cuidados Paliativos e das Práticas Integrativas e Complementares alinhadas aos Cuidados Paliativos, no âmbito local e regional, bem como oferecer à comunidade acadêmico-científica e profissionais das áreas de Ciências da Saúde e Ciências Humanas, um ambiente de compartilhamento de conhecimentos sólidos, oferecendo subsídios necessários para atender às necessidades do indivíduo com doença para a qual a terapia modificadora da doença já não tenha eficácia e sua família.

O evento é para profissionais, docentes e acadêmicos das diversas categorias das áreas de Ciências da Saúde e Ciências Humanas.

Serão ministradas sete palestras que abordam temas gerais sobre as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - PICS, alinhadas à aplicabilidade em Cuidados Paliativos. Também serão abordados PICS na prática clínica: acolhimento, ausculta e orientações; Inserção da Terapia Holística e Reiki em Cuidados Paliativos, Aplicabilidade das PICS em Cuidados Paliativos, além de uma palestra sobre Cuidados Paliativos e a Sobrevivência dos Sistemas de Saúde, pelo médico geriatra e paliativista Douglas Henrique Crispim, assistente do Núcleo de Cuidados Paliativos do HC/USP/SP, Secretário Geral da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, Fundador e Líder do Projeto Comunicação Difícil em Saúde - CDS.

O evento oferece quatro oficinas pré-evento com apresentação de trabalhos e premiação especial para os sete melhores resumos expandidos. As normas de submissão e apresentação dos trabalhos está disponível no site da LACP, lacpuftm.wixsite.com/lacpuftm. O prazo para envio dos trabalhos é até o dia 23 de novembro.

O Simpósio e Jornada contam com a parceria do Programa de Pós-graduação em Atenção à Saúde - PPGAS e da Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social - REFACS. Após o evento, será realizada seleção de alunos para participação nas atividades da LACP em 2018.

As inscrições podem ser realizadas acessando o site da Liga Acadêmica. Site do evento: www.lacpuftm.wixsite.com/lacpuftm/iii-scicp-de-uberaba