Projeto da UFTM ganha destaque no 5º Congresso Internacional de Educação Parental com apresentação sobre Oficinas de Parentalidade
Profa. Luciana apresentando o trabalho. (Foto: arquivo pessoal)
De 14 a 16 de novembro, no Centro de Convenções Rebouças da Faculdade de Medicina da USP em São Paulo, ocorreu o 5º Congresso Internacional de Educação Parental, que discutiu a educação parental e seus desdobramentos atuais, incentivando ações que promovam essa prática, incluindo a implementação de programas em escala nacional e internacional para apoiar pais e mães na criação de lares com maiores e melhores vínculos familiares.
Nesse congresso, a Profa. Dra. Luciana Maria da Silva, do Departamento de Saúde Coletiva da UFTM, apresentou o trabalho intitulado: “Oficinas de Parentalidade: 10 anos atendendo famílias na cidade de Uberaba-MG”. O trabalho foi um dos seis “Case de Sucesso” selecionados previamente para apresentação no congresso, escolhido dentre mais de 100 trabalhos enviados.
Grandes expoentes nacionais e internacionais sobre parentalidade, bem como agentes públicos voltados ao cuidado das famílias e infância, como Ivânia Ghesti, uma das colaboradoras na construção do Marco Legal da Primeira Infância e a deputada federal Laura Carneiro, autora da Lei da Parentalidade Positiva, puderam acompanhar e validar o trabalho da docente, endossando sua importância na garantia de direitos familiares das crianças e adolescentes.
A importância dessa apresentação não se resume apenas à divulgação científica do que a docente tem desenvolvido durante uma década na UFTM junto ao programa de extensão “Oficinas de Parentalidade” em parceria com a 10a. Promotoria de Justiça de Uberaba, Varas de Famílias, Vara da Infância e Juventude, Vara de Violência Doméstica, mas também a visibilidade nacional e internacional da importância da parentalidade consciente e positiva na construção de uma sociedade mais saudável e menos conflituosa.
Destaca-se a relevância da divulgação do programa e da UFTM e sua responsabilidade social em âmbito nacional e internacional, bem como a excelência do atendimento e atenção comunitária na efetivação de medidas legais de proteção à criança e ao adolescente, como preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente, trazendo repercussões importantes na qualidade de vida dos sujeitos envolvidos nestes processos, bem como na formação de futuros profissionais na área.
Site do congresso: https://congressoparental.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/congressoparental/
Redes Sociais