HC-UFTM
III Simpósio de Luta Contra a AIDS do HC-UFTM destacou a importância do cuidado integral e da adesão ao tratamento
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Rede Ebserh, promoveu, no dia 26 de novembro, o III Simpósio de Luta Contra a AIDS, reunindo profissionais e estudantes no Auditório Safira. O evento, organizado pelo Grupo Técnico de Trabalho Aderir, reforçou a importância do cuidado integral às pessoas vivendo com HIV.
A abertura contou com apresentação cultural durante a recepção dos participantes, seguida da cerimônia oficial, com a participação da reitora da UFTM, Marinalva Vieira Barbosa; do gerente administrativo do HC-UFTM, Rodrigo Juliano Molina, representando a superintendente Luciana de Almeida; do diretor do Instituto de Ciências da Saúde da UFTM, Mário Leon Silva Vergara; e da coordenadora do grupo Aderir, Quênia Cristina Gonçalves da Silva.
Durante suas falas, os componentes da mesa de abertura reforçaram a importância de manter viva a memória da luta contra a AIDS, reconhecendo marcos históricos da doença, os avanços científicos obtidos e a relevância do evento para a consolidação de práticas de ensino, pesquisa e assistência.
A palestra magna, com o tema “Formação e Cuidado Integral em Saúde da População Trans”, ministrada pelo médico sanitarista Gustavo Raimondi, docente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital de Clínicas da UFU, abordou caminhos para ampliar o olhar para diferentes demandas e fortalecer práticas de acolhimento.

Em seguida, a mesa-redonda “Atendimento Integral às Pessoas Vivendo com HIV” apresentou experiências clínicas, desafios e avanços no cuidado multiprofissional. A atividade foi mediada pelo infectologista e gerente administrativo do HC, Rodrigo Molina, com a participação da psicóloga Wanessa de Araújo, da terapeuta ocupacional Daniela Mendes dos Santos, da fonoaudióloga Bianca Gerolin e das acadêmicas da UFTM, Thaís Silva (Medicina) e Márcia Otaviano (Serviço Social).
O encontro foi finalizado com a exposição de banners de trabalhos desenvolvidos no HC-UFTM, reafirmando o compromisso do HC e da UFTM com a promoção da saúde, a educação em HIV/AIDS e a valorização do trabalho multiprofissional.
Fonte: Unidade de Comunicação Regional 19 - HC-UFTM/ HU-UFSCar
registrado em:
Últimas Notícias
Assunto(s):
HC-UFTM
Redes Sociais