Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Curso promove formação continuada sobre o tema autismo

Curso promove formação continuada sobre o tema autismo

Publicado: Quinta, 07 de Março de 2019, 09h49

Com o objetivo de promover formação continuada sobre o tema autismo para profissionais e alunos em formação, a UFTM realiza em parceria com a Liga Acadêmica de Autismo – LIAAU, com a Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social e Associação de Apoio aos Autistas - Laço Azul, o II Curso de Formação em Autismo: diagnóstico, inclusão e desenvolvimento.

O curso é aberto para membros da comunidade (pais, professores, e profissionais de áreas afins) e estará com inscrições abertas de 7 a 15 de março de 2019.  Serão oferecidas 120 vagas por ordem de inscrição, as inscrições são gratuitas e feitas via formulário on-line.

De acordo com a equipe organizadora, a carga horária total do curso será de 80h. As atividades são coordenadas pela professora do Curso de Terapia Ocupacional da UFTM Lucieny Almohalha, por Mariângela Terra Branco Camargos do Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social e Associação de Apoio aos Autistas - Laço Azul e, em colaboração com a mestranda do Programa de Pós-Graduação de Pós-Graduação em Psicologia da UFTM Maria Regina Pontes Luz Riccioppo.

O curso contará com palestras com profissionais de diversas áreas como Terapia Ocupacional, Psicologia, Medicina, Nutrição, Fisioterapia, Pedagogia e Educação. Os cursistas com três faltas consecutivas serão desligados automaticamente do curso e sua vaga será cedida ao próximo inscrito na lista de espera, caso houver. Ainda de acordo com a equipe organizadora do evento, durante a formação incentiva-se a troca de ideias e experiências vivenciadas nos projetos executados na Associação de Apoio aos Autistas Laço Azul. Entende-se que a formação continuada na área do autismo é necessária devido ao grande aumento de números de casos que estão surgindo, exigindo dedicação dos profissionais para que aconteça o diagnóstico precoce para o atendimento adequado, o atendimento aos seus direitos e a verdadeira inclusão desse autista na sociedade.

Haverá emissão de certificado ao final do curso para todos aqueles participantes que obtiverem 75% de presença nas atividades do curso. As aulas serão quinzenais (com exceção de 3 encontros que serão semanais), nas segundas feiras das 19h às 22h, com início previsto para 1º de abril e término 7 de dezembro de 2019, nos Auditórios da UFTM ou Instituições parceiras. A programação detalhada será divulgada posteriormente.

Mais informações:

Inscrições - https://goo.gl/forms/0z8bSsTRmFFGpV5l1