Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Semana de atividades combate e previne a Hipertensão Arterial

Semana de atividades combate e previne a Hipertensão Arterial

Publicado: Quinta, 11 de Abril de 2019, 15h04

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto da UFTM promove uma semana de atividades para marcar o Dia de Combate e Prevenção à Hipertensão Arterial, do dia 22 a 26 de abril, na Unidade Matricial de Saúde - UMS, no bairro Abadia, em Uberaba - MG.

Segundo os organizadores, "a Hipertensão Arterial - HA é uma condição clínica provocada por inúmeros fatores que culmina com a elevação dos níveis pressóricos acima de 140 e/ou 90 mmHg. É uma doença multifatorial que está frequentemente relacionada a distúrbios metabólicos e alterações funcionais e estruturais de órgãos alvo. O Brasil apresenta 36 milhões de hipertensos, sendo que apenas 50% tem conhecimento da doença. De toda a população de hipertensos, 60% dessa população é formada por idosos".

Durante a semana, a Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Adulto do HC-UFTM promoverá atividades voltadas para os pacientes em acompanhamento na UMS Abadia,  desenvolvendo workshops sobre diversos temas relacionados à hipertensão arterial, como forma socioeducativa para conscientizar a população sobre a relevância da doença em termos de saúde pública; atividades físicas, denotando a importância do exercício físico na prevenção e controle da hipertensão arterial; aferição de pressão arterial, tendo em vista o rastreamento e diagnóstico precoce, medições antropométricas, aconselhamento nutricional e orientações previdenciárias.

"Chamar a atenção dos pacientes para as comorbidades mais frequentes e prevalentes, prevenindo, promovendo e recuperando a saúde da população" e a proposta da Residência Multiprofissional.

A Semana de Combate e Prevenção tem o apoio do Hospital de Clínicas da UFTM, da Ebserh e da Prefeitura Municipal de Uberaba.