Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária acontece dias 8,9 e 10 de maio
Extensão Universitária

Publicado: Sexta, 03 de Maio de 2019, 07h49

A “V Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária – JURA” e o “VI Colóquio de Questão Agrária: pelo Direito de (Re) Existir!” acontecem no auditório Esmeralda e Centro Educacional da UFTM, nos dias 8, 9 e 10 de maio. O objetivo dos eventos é promover o debate sobre a política de reforma agrária. Neste ano, a Jornada destaca a atualidade da questão agrária brasileira e trata de constantes ameaças que os direitos dos povos do campo e das florestas têm sofrido no país. O acesso e a permanência na terra, a proteção das sementes, da água, do solo e das florestas, bem como a produção de alimentos sadios, sem agrotóxicos, são alguns dos elementos que retratam o universo de vida da agricultura camponesa e que implicam na discussão sobre a questão agrária e a justiça social no campo.

Pela primeira vez, a JURA será realizada de forma integrada, em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Franca.

No dia 8 haverá a Feira da Agricultura Camponesa, no Centro Educacional, a partir das 13 horas. No dia 9, haverá mesa-redonda “A Questão Agrária: pelo direito de (Re)Existir”, a partir das 19 horas, no auditório Esmeralda. No dia 10, serão oferecidas oficinas no Centro Educacional, a partir das 14 horas.

Podem participar dos eventos a comunidade acadêmica e a comunidade externa. As inscrições serão realizadas nos dias 8 e 9, de forma presencial, no auditório Esmeralda. A inscrição é gratuita.