Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Artigo sobre probióticos conduzido por professores da UFG e UFTM é publicado em revista científica internacional

Publicado: Quarta, 05 de Junho de 2019, 11h28

Uma parceria entre professores da Universidade Federal de Goiás - UFG e Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM gerou como resultado um artigo de revisão sobre o uso de probióticos para restringir infecções e doenças autoimunes em seres humanos. O trabalho desenvolvido pelos professores da UFTM, Siomar de Castro Soares e Carlo José Freire Oliveira, e pelo professor da UFG, Helioswilton Sales de Campos, foi desenvolvido com base em ensaios clínicos realizados até 2018 e foram recentemente publicados na revista científica internacional Critical Reviews in Microbiology, que está entre as mais citadas no mundo na área de microbiologia.

A publicação aborda que probióticos, tais como linhagens dos gêneros Lactobacillus e Bifidobacterium, contribuem para o tratamento ou prevenção da ocorrência de infecções e / ou desordens inflamatórias e autoimunes. No entanto, alguns aspectos ainda são amplamente debatidos, tais como: os mecanismos precisos para explicar o potencial terapêutico, as espécies e concentrações mais eficazes, o uso isolado ou combinado desses microrganismos, a via de administração, o tempo necessário de tratamento, bem como os efeitos gerados pelo tratamento.

O texto discute de maneira crítica e aprofundada o uso de probióticos em pacientes com infecções na cavidade oral, trato genito-urinário e trato gastrointestinal além de doenças autoimunes tais como diabetes, esclerose múltipla, artrite reumatoide e doenças inflamatórias intestinais. Entre as conclusões foi destacado que os probióticos possuem efeitos promissores nas diferentes doenças/infeções abordadas e reforça a necessidade de mais pesquisas e ensaios clínicos para otimizar o uso tanto como terapia alternativa, preventiva ou adjuvante.

Mais informações:

Acesse o link da publicação