Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Liga Acadêmica de Acessos Vasculares publica primeiro boletim
Início do conteúdo da página
Extensão Universitária

Liga Acadêmica de Acessos Vasculares publica primeiro boletim

Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2019, 11h26

A Liga Acadêmica de Acessos Vasculares – LAAV, da UFTM, lançou em maio de 2019 o Boletim da LAAV, com informações sobre as atividades realizadas em conjunto com o ensino e assistência, além do Hospital de Clínicas. As ações da LAAV são realizadas com supervisão de preceptores e professores.

Alunos da graduação em Enfermagem, enfermeiros do HC (Ebserh e UFTM), participaram da produção do Boletim, sob coordenação da professora Silmara Elaine Malaguti, do ICS. O objetivo inicial do Boletim é divulgar o trabalho do Programa de Extensão de Acesso Vascular para a comunidade interna e externa, valorizando a integração da graduação com os profissionais de saúde. O Programa veio como oportunidade de consolidar o ensino, a pesquisa e a extensão.

“O Acesso Vascular com a atuação de equipe multiprofissional está em ampla expansão no Brasil e no mundo, pois depende de muitas etapas e envolvimento de muitas áreas, tanto assistencial como gestão. A maioria dos pacientes internados necessitam de um acesso vascular para tratamento e diagnóstico e muitas medidas específicas deverão ser aplicadas para reduzir complicações associadas, custos e morbimortalidade. A assistência à saúde centrada na pessoa é o tema norteador de nosso projeto e engloba ações importantes, ao mesmo tempo simples que contribuem para as vidas dos que estão em processo de internação, “explicou Silmara. 

A primeira edição do Boletim foi digital, no formato em PDF, divulgada apenas entre os membros da LAAV. O objetivo é hospedar as próximas edições em uma página que está em construção na Wordpress, uma plataforma gratuita da Web. “Nossa proposta inicial é escrever semestralmente; posteriormente ampliar até termos um periódico de investigação específico da área, algo inovador no país”, afirmou a coordenadora. 

As pautas da primeira edição foram a ênfase na divulgação da Liga, atividades realizadas desde que foi criada e o próximo processo seletivo para a LAAV. Na próxima turma, serão abertas vagas para discentes do curso de Medicina.

0
0
0
s2sdefault
Fim do conteúdo da página