Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM realiza simpósio sobre a rede de proteção social à criança e ao adolescente
Extensão Universitária

Publicado: Terça, 03 de Dezembro de 2019, 10h04

Uma das demandas suscitadas nos serviços de atendimentos às vítimas de violência no Brasil é a oportunidade para formação. Estudos apontam que essa lacuna redunda no pouco alcance das políticas públicas a que estes serviços e profissionais estão ligados. O 5º Simpósio Municipal da Rede de Proteção Social à Criança e ao Adolescente visa ser um desses espaços em que a formação dos profissionais dos sistemas de garantia de direitos aliada à contribuição acadêmica da universidade pública oportuniza o ambiente de construção coletiva.

O tema dessa edição do Simpósio é “Intersetorialidade de políticas públicas no enfrentamento e prevenção à violência contra crianças e adolescentes”. O evento será realizado nos dias 10 e 11 de dezembro, das 18 às 22 horas, no auditório Safira, no prédio da Reitoria, na Av. Frei Paulino, 30.

O presente Simpósio é resultado de um curso de extensão ofertado ao longo do Programa de Extensão intitulado “Violências contra crianças e adolescentes: interações entre as políticas de proteção social, a saúde coletiva e o geoprocessamento”, coordenado pelo professor Ricardo Vicente Ferreira, do departamento de Geografia, e do professor Ailton de Souza Aragão, do departamento de Saúde Coletiva, além das consultas aos dados de prontuários, realizadas pelos discentes extensionistas dos cursos de Serviço Social, Psicologia e Geografia, em sua interface com a Pesquisa, nas dependências do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

O Simpósio então tem o objetivo de ser um espaço para o encontro de atores coletivos, representantes dos diversos setores que atuam no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) em Uberaba, para a atualização teórica e metodológica, além de troca de experiências, socialização dos resultados obtidos com a pesquisa e sugestão de pautas para dar continuidade ao programa de extensão em 2020.

Durante as duas noites de realização do Simpósio, haverá a mostra de produtos elaborados por entidades e serviços que compõem o Sistema de Garantia de Direitos, uma Feira de Economia Solidária que revela potenciais criativos de crianças, adolescentes e trabalhadores. “Espera-se que o Simpósio seja um momento ímpar de exposição de sínteses teórico-metodológicas, que subsidie os participantes e profissionais envolvidos para propugnar estratégias coletivas que permitam a consolidação do Estatuto da Criança e do Adolescente na cidade e na Região”, destacou o professor Ailton.

Haverá  certificação para os participantes do Simpósio. Trabalhadores da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente (Saúde, Proteção Social, Sistema de Justiça, Educação, Esporte, Cultura, Lazer e Conselho Tutelar), estudantes, docentes, adolescentes atendidos e a comunidade podem se inscrever gratuitamente pela internet: https://forms.gle/fLQGHj2L8XN5KJWf6

Acesse a página do evento nas redes sociais: https://www.facebook.com/events/777076249383463/