Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM inaugura Galeria de Fotos em homenagem aos fundadores e dirigentes
Início do conteúdo da página
Galeria de fotos

UFTM inaugura Galeria de Fotos em homenagem aos fundadores e dirigentes

Publicado: Segunda, 05 de Dezembro de 2016, 14h20

Na última sexta-feira, 2, foram inauguradas a Sala Topázio Imperial  e a Galeria de Fotos dos Fundadores, dos Diretores da FMTM e do Reitor da UFTM, no prédio da Reitoria. A cerimônia contou com a presença de pró-reitores, coordenadores de curso, diretores de departamentos didáticos e administrativos, de professores que foram diretores da Instituição - José Fernando Borges Bento, gestão de 1981 a 1985; e  Nilson de Camargos Roso, nos períodos de 1985 a 1989  e de  1993 a 1997; do primeiro reitor, Virmondes Rodrigues Junior, 2005 a 2014; egressos dos cursos de graduação, familiares dos fundadores e dos dirigentes da UFTM e membros da comunidade universitária.

Em 27 de abril 1953, um grupo de 18 profissionais - 16 médicos, um professor e um advogado -  participaram da fundação da Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, que em 1954 recebeu a primeira turma. Da criação até a transformação em Universidade, em 2005, foram treze gestões e onze diretores.

A Galeria de Fotos que integrava a sala de reuniões da Congregação, no Prédio Central, em 1993, acompanhou a mudança para o Centro Educacional e Administrativo que, após passar por reformas, foi reinaugurado neste ano como Prédio da Reitoria. Com a remodelação, criou-se um novo espaço para abrigar a Galeria, este registro histórico, e nova sala de reuniões, a Sala Topázio Imperial, com 92 lugares, que abrigará as reuniões dos conselhos superiores da Universidade.

Durante a cerimônia, os presentes puderam assistir a dois vídeos, um relembrando a história da fundação da FMTM, e outro institucional apresentando a UFTM nos dias de hoje. Após os pronunciamentos, houve descerramento da Galeria de Fotos. Luiz Roberto e João Furtado, filhos do fundador e primeiro diretor Mozart  Furtado Nunes, e Luciano Sabino, filho do fundador Antonio Sabino de Freitas Junior, participaram do descerramento da Galeria.  Os presentes receberam um Catálogo,  que reproduziu a Galeria, contendo fotos e formação dos fundadores, bem como foto e registro do período de gestão dos diretores e do reitor.

Agradecimento e emoção

"Cada um dos administradores que aqui passaram, desde o professor Mozart Furtado até a Ana Lúcia, deixaram um tijolo nesta construção. Todos contribuíram de uma maneira maior ou menor", destacou o professor Nilson Roso. Ao agradecer a homenagem, falou da importância da gratidão. "É importante que sejamos gratos a todos aqueles que passaram pela administração".

Ao agradecer a homenagem, o professor José Fernando parabenizou a atual administração “pelo gesto de reconhecimento de que esta Universidade não se fez sozinha. Todos colaboraram para seu engrandecimento, disso não tenho dúvidas. A inauguração desta sala e da galeria perpetua e valoriza os líderes do passado. Espero que nesse recinto os futuros responsáveis por esta Instituição encontrem inspiração, força, dedicação e exemplo", afirmou.

O primeiro reitor da UFTM, professor Virmondes, manifestou sua emoção e a honra de estar entre os diretores José Fernando e Nilson, dois dirigentes que o conduziram no tempo de sua formação na Instituição. E, referindo-se aos vídeos exibidos, disse que eles mostraram a trajetória da UFTM pela ousadia das decisões e pela dedicação do seu corpo de professores e de alunos. "Foi isso que fez a Faculdade de Medicina em 1953/54, com sua primeira turma, tornar-se uma das principais faculdades deste país, e é isso que está fazendo a Universidade Federal do Triângulo Mineiro, com decisões ousadas, com coragem e com disposição para o trabalho,  projetando-a entre as melhores instituições de ensino do país".

Reconhecimento e valorização

Em seu pronunciamento, a reitora Ana Lúcia falou da alegria de participar de um momento no qual se tem a possibilidade de revisitar a história. "Tenho a convicção de que não podemos viver intensamente o presente desconsiderando ou nos esquecendo de fatos importantes que nos antecederam, que motivaram e proporcionaram a oportunidade de viver o nosso presente". “Nesta noite, por meio do vídeo que recebemos e aqui exibimos, relembramos os primórdios de uma instituição que nasce num presídio, um lugar que detinha vidas, sonhos, possibilidade, e se torna um centro de formação, um centro de excelência, onde a iniciativa, a criatividade e as possibilidades puderam ser realizadas e vivenciadas", relembrou.

"A origem da UFTM, da então FMTM, é realmente muito marcante, é uma história que traz muitos ensinamentos e nos mostra a importância da determinação, dos sonhos, de perseguir aquilo em que nós acreditamos, os nossos ideais, e de trabalhar arduamente para realização desses sonhos", enfatizou a reitora Ana Lúcia.  “Cada um de vocês aqui presente, que são descendentes das pessoas que nos proporcionaram essa grande oportunidade”, falou a Reitora dirigindo-se aos familiares dos fundadores e dos diretores, “também são responsáveis por tudo que vivemos aqui, assim, rendemos a vocês a nossa singela homenagem com a inauguração desta Sala e da Galeria”.

Em sua fala, a Reitora lembrou, ainda, da trajetória da Instituição após a transformação em Universidade, do crescimento, a implantação de cursos em diversas áreas do conhecimento, do aumento da oferta, das conquistas, mas também dos novos desafios, das necessidades, da missão e da responsabilidade social da UFTM.

E falando da motivação da cerimônia, "hoje, realmente, é um dia de grande alegria, fazer a inauguração desta Sala, que é um espaço onde as grandes decisões da Universidade serão tomadas, onde desejamos que a maturidade, o bom senso e a responsabilidade prevaleçam no sentido de que nunca desviemos do projeto de universidade que acreditamos. Uma universidade verdadeiramente plural, mas com a responsabilidade social na formação de profissional e na possibilidade de contribuirmos para o desenvolvimento do nosso país".

“Dirigir essa Universidade, depois de tantos antecessores que brilhantemente a conduziram, é uma grande responsabilidade, é um grande desafio. E temos tentado trabalhar com uma equipe muito bem qualificada, escolhida pelo seu mérito, pela sua capacidade de trabalho, pela responsabilidade e pela ética que todos têm na condução desta Universidade”.

Finalizando, professora Ana Lúcia agradeceu a presença de todos e falando aos familiares dos fundadores, dos diretores e aos dirigentes máximos presentes disse: "aos que nos antecederam e aos que foram responsáveis pelo o que a Instituição é hoje serão eternamente lembrados, reconhecidos e valorizados pela UFTM".




0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Fim do conteúdo da página