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Os primeiros cursos implantados na UFTM completam dez anos

Publicado: Segunda, 12 de Dezembro de 2016, 07h59

Com a transformação em Universidade, em 2005, umas das exigências do processo de implantação foi a criação de novos cursos de graduação, uma vez que havia apenas três. Assim, após um ano, no Vestibular de Inverno de  2006, a UFTM ofereceu quatro novas opções de ingresso. Mais três cursos na área de saúde, seguindo a vocação da Instituição fundada em 1953, Fisioterapia, Nutrição e Terapia Ocupacional; e a primeira licenciatura: Letras – Português/Espanhol e Português-Inglês, oferecendo as primeiras vagas para o período noturno. A implantação ocorreu com recursos provenientes do Programa de Expansão do Ministério da Educação voltado para as universidades federais.

À época, para receber não mais setenta e sim 160 novos alunos por semestre, a UFTM realizou concursos docentes para dar início a composição do quadro, preparou novos espaços - salas de aula, laboratórios de ensino, mesmo que de forma provisória, até que um novo projeto de espaço físico fosse implementado para abrigar os novos cursos. Dando um salto de dez anos, os quatro cursos que formaram 885 profissionais somam avaliações positivas no Ministério da Educação, têm docentes qualificados, produção acadêmica e científica reconhecidas, projetos de extensão universitária que estreitam as relações com a comunidade externa, contribuem com a qualificação profissional por meio de programas de residência e de pós-graduação stricto sensu, com egressos da graduação integrando os quadros discentes, sempre atuando na busca da excelência.

Segundo o diretor do Instituto de Ciências da Saúde - ICS, professor Dernival Bertoncello, “estes dez anos dos cursos são um marco para o Instituto, uma vez que já contribuíram para a formação de excelentes profissionais que atuam em várias regiões do Brasil e até fora do país”. “Logo nas primeiras avaliações que esses cursos tiveram, ainda com aproximadamente cinco anos de implementação, foram muito bem avaliados pelas instâncias superiores - avaliações in loco realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - Inep e no Enade“, ressalta Dernival. “Os cursos possuem docentes muito bem capacitados voltados para o ensino de graduação e de pós-graduação, pesquisa e extensão, inclusive com trabalhos junto à comunidade de Uberaba e região, bem como pesquisas que têm sido divulgadas nacional e internacionalmente”, avalia.

Conceito Enade:* Conceito Preliminar de Curso CPCA:* Conceito de Curso - CC
avaliação in loco em 2009*
Estrelas no Guia do Estudante:*
Letras Inglês 5 (2014) Letras Inglês 4 (2014) Letras Inglês 5 Fisioterapia 4 estrelas
Letras Espanhol 4 (2014) Letras Espanhol 4 (2014) Letras Espanhol 5 Nutrição 4 estrelas
Nutrição 3 (2013) Nutrição 4 (2013) Fisioterapia 5 Terapia Ocupacional 3 estrelas
    Nutrição 4  
    Terapia Ocupacional 5  

Fisioterapia e Terapia Ocupacional não fizeram Enade em 2013
Fisioterapia e Terapia Ocupacional ficaram semconceito por não terem feito Enade em 2013
*Informações da Divisão de Informação e Pesquisa Institucional da UFTM


Curso de Terapia Ocupacional

Segundo as professoras Alessandra Cavalcanti e Fabiana Caetano, que assumiram a coordenação do Curso no início de novembro, “a Terapia Ocupacional vive um momento ímpar em sua história. A profissão está às vésperas de comemorar no cenário mundial 100 anos de profissão e o Curso de Terapia Ocupacional da UFTM completa em 2016, 10 anos de muito desenvolvimento e crescimento.” Atualmente, o curso totaliza 16 professores do corpo docente específico de terapeutas ocupacionais, organizados em grupos de pesquisa reconhecidos pela Instituição com linhas e projetos que contemplam os ciclos de vida e os diversos níveis de atenção à saúde. Também são desenvolvidos projetos de extensão, inclusive com financiamento do MEC. O Curso vem se esforçando para um ensino de qualidade englobando a formação de um terapeuta ocupacional generalista, envolvido em atividades tanto de ensino, quanto de pesquisa e extensão, relatam as coordenadoras.

 O Curso inaugura uma nova fase, voltando se para uma análise do Projeto Pedagógico do Curso (PPC-TO) pareada com as ações do Programa de Educação Tutorial, o PETGradua SUS. A intenção é ampliar os direcionamentos do PPC-TO, propondo uma revisão fundamentada na visão dos egressos e do Núcleo Docente Estruturante - NDE, pautada nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Terapia Ocupacional em sintonia com os padrões mínimos da Federação Mundial de Terapia Ocupacional (World Federation Occupational Therapist - WFOT), de forma a atualizar o PPC e garantir o credenciamento mundial do Curso de Terapia Ocupacional da UFTM, o que garantiria uma internacionalização dos egressos, destacam.

Curso de Nutrição

De acordo com a coordenadora do Curso de Nutrição, professora Selma Sanches Dovichi,que teve a satisfação de oferecer a primeira disciplina profissionalizante do Curso - a Prática Orientada I, para a primeira turma, quando havia apenas duas docentes nutricionistas. O quadro docente foi, gradativamente, sendo composto por nutricionistas e um farmacêutico da área de alimentos. Professores das áreas biológicas e humanas já estavam presentes na Instituição, mas também passaram por um aumento do número de docentes, de modo a contemplar os novos cursos que foram iniciados em 2006, conta Selma. “É lógico que passamos por inúmeras dificuldades, que iam desde o número insuficiente de docentes e a falta de formação específica de docentes não nutricionistas sobre a profissão e suas necessidades formativas até a falta de estrutura física, como laboratórios e salas de aula, e também o desconhecimento por parte dos alunos que ingressavam no Curso a respeito da profissão. Superamos todas essas dificuldades, com trabalho árduo e dedicação”, afirma a coordenadora.“Nossos egressos se inseriram em programas de pós-graduação nos segmentos especialização, aprimoramento, residência, mestrado e doutorado na UFTM e em universidades no Brasil e no exterior, e também iniciaram suas carreiras em Alimentação Coletiva, Nutrição Clínica ou Nutrição em Saúde Pública”, destaca. 

Atualmente, o Curso trabalha na revisão e remodelação do Projeto Pedagógico “para atender a demandas científicas e do mercado na área de Nutrição, para oferecer à região e ao país melhores nutricionistas. Nossa marca almejada é a qualidade e a ética profissional, conclui professora Selma.

Curso de Fisioterapia

 Para a professora Lislei Patrizzi Martins, coordenadora do Curso de Fisioterapia, “o perfil idealizador e de trabalho em equipe, sempre pautado em um planejamento detalhado buscando excelência, foi determinante para que, nesses dez anos de intenso trabalho, o Curso alcançasse o reconhecimento nacional merecido e um crescimento exponencial acima das expectativas”.

Avaliações positivas e reconhecimento, como o melhor curso de Fisioterapia do país, segundo os índices do Enade e CPC de 2010, estão registrados nestes dez anos. No entanto, “a maior satisfação e certeza de que estamos no caminho certo, está relacionada à inserção dos egressos do Curso de Fisioterapia da UFTM no mercado de trabalho e a aprovação dos mesmos em concursos públicos e em programas de pós-graduação lato e stricto sensu”, destaca a coordenadora.

Neste ano, a UFTM e a Universidade Federal de Uberlândia – UFU, de forma associativa, tiveram o Programa de Mestrado em Fisioterapia aprovado e receberam os primeiros alunos. Como coordenadora do Curso de Fisioterapia, Lislei destaca o trabalho desenvolvido pelo corpo docente, pelos professores de outros Departamentos que muito contribuem para o crescimento do Curso e de todos os servidores técnico-administrativos que compõem a equipe. “Temos ainda muito a fazer, mas estamos neste momento muito satisfeitos com os resultados alcançados”, finaliza.

Curso de Letras

O primeiro curso de Licenciatura da UFTM, Letras, que recebeu conceito máximo, 5, no Conceito Preliminar de Curso - CPC, avaliado pelo Inep em 2011, realizou várias atividades durante o ano em comemoração aos dez anos. As várias atividades, bem como uma semana de programação especial, idealizada e conduzida pelo professor Carlos Morais, foi um “encontro privilegiado do grupo de amigos que se foi criando em torno do curso, de tantas e merecidas homenagens aos profissionais que nele atuaram, de amizade e respeito pelos colegas do magistério, pessoas que acreditam na Educação como uma saída para transformação da nossa sociedade”, segundo a coordenadora do Curso, Maria Eunice Barbosa Vidal. Para ela, faz parte da tradição aproveitar as datas comemorativas para promover reflexões. “Sabe-se que o dez é um número convencionado. Mas, neste caso, reveste-se de especial significado. Dez anos pode parecer muito, mas é um espaço curto de tempo, se considerarmos toda a informação acadêmica que já se produziu. A qualidade dos projetos que se desenvolveram. O expressivo número de egressos bem sucedidos que servem de referência e inspiração para os atuais alunos. Os eventos já promovidos. As inúmeras publicações. A criação do mestrado profissional – ProfLetras, enfim, são muitos os avanços que marcaram a história da Letras ao longo de uma década, e tudo isso, ao mesmo tempo, é uma homenagem a todos que compuseram essa história, consolidando o curso como uma referência nacional para o debate acadêmico na área de Letras”, analisa.

Para a coordenadora, os cursos de Letras entram “na adolescência - fase jovial enamorada dos desafios de novos rumos, cheia de viço e de expectativas, mas com maturidade. Pois se constata a sua trajetória de sucesso consolidada pelos seus gestores, professores e pela participação ativa de seus alunos, os quais constituem a razão de ser de todas as ações que se impulsionaram até aqui”. E finaliza desejando que “o tempo vindouro seja suave, de equilíbrio na ciência e na vivência, que seja perene, duradouro, longo, longo”.

Matéria publicada no jornal UFTM em Notícias - Acesse

 

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