Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Engenharia de Produção da UFTM promove ações no combate à COVID-19

Engenharia de Produção da UFTM promove ações no combate à COVID-19

Publicado: Terça, 28 de Abril de 2020, 11h19

Para auxiliar no combate à pandemia de COVID-19, o professor Renato Luvizoto, do Departamento da Engenharia de Produção da UFTM, desenvolve pesquisa em parceria com a UFSCar e propõe projeto de extensão visando à  produção de equipamentos complementares para profissionais de saúde que atuam na linha de frente no atendimento em unidades de saúde.

A pesquisa

A pandemia causada pela doença COVID-19 mobilizou esforços de grupos makers (pessoas que utilizam equipamentos de fabricação digital e adeptas do movimento faça-você-mesmo) no sentido de auxiliar no combate à doença. A compreensão de como a universidade pública junto com a comunidade maker poderia atuar no mesmo sentido é objetivo de um estudo do qual o professor Renato faz parte. A pesquisa foi iniciada no grupo de pesquisa Núcleo de Projeto e Prototipagem em Sistemas de Produção (NPro) da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, que é coordenado pelo professor Daniel Braatz, e conta também com a participação do estudante de graduação Esdras Paravizo, da universidade paulista. A pesquisa terá como um dos focos os principais repositórios utilizados para compartilhamento de modelos 3D e os modelos compartilhados que fazem algum tipo de referência ao enfrentamento à COVID-19.

Repositório, neste caso, é um site que possui uma coleção ou biblioteca de modelos 3D para download e upload. “O ThingVerse (https://www.thingiverse.com/) é um dos mais conhecidos. O objetivo de estudar esse tipo de site, no âmbito da pesquisa relacionada ao coronavírus, é compreender como esses modelos (face shields, máscaras, entre outros) são compartilhados e utilizados. Qualquer pessoa pode baixar um arquivo nesses sites, colocar para imprimir em sua impressora 3D e ter o objeto final em sua casa ou empresa; assim como qualquer pessoa que desenvolveu um modelo 3D pode fazer o upload desse modelo tornando-o disponível para todos”, explicou Renato.

Extensão Universitária

Aluno Yan Santos, no Laboratório de Ergonomia e Projeto do Departamento de Engenharia de Produção da UFTM

A articulação com os pesquisadores da UFSCar se estende também ao campo da extensão universitária, em uma rede de colaboração. Renato Luvizoto auxilia o desenvolvimento da produção de protetores faciais (face shields), articulação que está formalizada em projetos de extensão em ambas as instituições.

Na UFTM, o projeto intitulado como “Uso da Tecnologia de Impressão 3D no combate à COVID-19” conta com a participação do professor Douglas Miranda e dos alunos Murilo Melo, Silas Barbosa, Vinícius Ferreira e Yan Santos, do Departamento de Engenharia de Produção, e do professor Marcos Shimano e de seu aluno de mestrado Felipe Silva, do departamento de Engenharia Mecânica. Por meio do uso da impressora 3D do Departamento de Engenharia de Produção, os protetores produzidos serão destinados ao Hospital das Clínicas da UFTM para uso dos profissionais de saúde. A iniciativa é apoiada também pela Gráfica Universitária da UFTM que realiza o corte de um dos componentes utilizados na produção dos protetores faciais. A empresa AstroScience3D, do setor de Engenharia Mecânica, também colabora com o projeto por meio da impressão gratuita de parte dos componentes.

Sobre essas iniciativas, Renato aponta outras atividades desenvolvidas nessas iniciativas makers, relacionadas ao combate à COVID-19, por terem uma grande importância social de apoio à proteção do profissional de saúde. “O desenvolvimento dessas iniciativas na universidade, quando contextualizadas em projetos de extensão e pesquisa, além de contribuir com a sociedade, auxiliam na formação de alunos e podem gerar conhecimento científico”, conclui.

Arrecadação de material

Até o momento, os recursos utilizados são próprios: os filamentos são do Departamento de Engenharia e o restante dos materiais, como chapa transparente e elástico, foram comprados com recursos dos professores do projeto e de doações de outros professores do departamento. Já foram produzidos e doados 45 face shields e 10 suportes de máscaras.

O e-mail para contato para interessados em ajudar com doações é O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Os materiais solicitados são:

- filamento de impressão 3D.

- elástico chato de no mínimo 10 mm

- chapas transparentes (PVC, Acetato, PETg)

Fotos: Renato Luvizoto/UFTM