Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM participa da Marcha Virtual pela Ciência
Ciência

UFTM participa da Marcha Virtual pela Ciência

Publicado: Quarta, 06 de Maio de 2020, 16h32

Nesta quinta-feira, 7 de maio, acontecerá a “Marcha Virtual pela Ciência”, um momento especial para mostrar a importância da ciência em todas as suas possibilidades. Dado o momento crítico em que se encontra o país, será uma ótima oportunidade para mostrar o quanto a ciência pode contribuir para o enfrentamento da Covid-19, uma doença que vem trazendo prejuízos incalculáveis para a saúde, a economia e a sociedade como um todo, ressalta o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Carlo José de Oliveira.

O evento, promovido pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, contará com a participação em todo país de entidades e instituições científicas, entre elas as universidades federais.

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro apoia a ideia e convida todos os professores,  técnicos administrativos, alunos e todo aquele que acredita na ciência para participar ativamente dessa Marcha Virtual. A comunidade acadêmica pode participar de diferentes formas, acompanhando a programação regional e nacional - painéis on-line, dois twitaços, show. A programação organizada pela UFTM terá duas lives: A Ciência é investimento Essencial, das 9h30 às 10h30, e Educação, Saúde e Democracia, das 13h às 15h, com a participação de docentes da Universidade, e poderá ser acompanhada pelo canal da Rádio nas Nuvens da UFTM, no youtube.

O importante é fazer chegar a todo o país uma mensagem de luta e defesa do investimento na ciência, mais especificamente, mostrar que essa ciência é um agente de transformação, formação de novos saberes e base para as soluções dos desafios que o Brasil precisa superar, afirma o professor Carlo José.

Acompanhe a programação

Marcha Virtual pela Ciência - http://portal.sbpcnet.org.br/marcha-virtual-pela-ciencia/

Acesse a programação nacional e em todos estados - http://portal.sbpcnet.org.br/marcha-virtual-pela-ciencia/programacao/

Marcha pela Ciência Minas

Programação da UFTM, incluindo atividades regionais e nacional

Atividade

9h - 9h30

Programação Regional: Divulgação Científica, Fake News e Democracia

Programação Local UFTM:

Live: A Ciência é investimento Essencial

Prof. Thiago Henrique Barnabé Corrêa (PROPPG), Prof. André Luiz Pedrosa (PROPPG) e Profa. Lislei J. Patrizzi Martins(PROPPG).

10h30- 12h

Programação Nacional: Painel digital sobre a pandemia - SBPC

12h - 12h30

twitaço com  as seguintes hashtags:

#paCTopelavida

#fiquememcasacomaciencia

13h - 15h

Programação Local UFTMLive: Educação, Saúde e Democracia

Prof. Dernival Bertoncello (PROENS), Prof. Hélder Barbosa Paulino (Campus de Iturama), Prof. Paulo Roberto da Silva (Cefores), Prof. Renato Luvizoto Rodrigues de Souza (ICTE), Prof. Wagner da Silva Teixeira (IELACHS), Prof. Carlo José Freire de Oliveira (PROPPG), Prof.  Thiago Henrique Barnabé Corrêa (PROPPG), Prof. Jeffer Eidi Sasaki (PROPPG) e Profa. Lislei J. Patrizzi Martins.

15h - 16h30

Programação Nacional: Painel digital sobre o financiamento de C&T

17h - 18h

Programação Regional: Ciência no Parlamento: experiências Mineira e Nacional