Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > UFTM recebe equipamentos de turbinas a gás cedidos para estudos
Convênio

UFTM recebe equipamentos de turbinas a gás cedidos para estudos

Publicado: Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 09h11

Cinco carretas descarregaram diversos equipamentos e projetos de turbinas a gás no galpão do almoxarifado da UFTM nesta semana. A chegada do material concretiza um acordo de cooperação técnica entre a Universidade e a Vale Soluções em Energia S.A., em que a empresa cedeu em comodato protótipos de turbogeradores e a totalidade de seus projetos, bem como as ferramentas de software utilizadas para seu desenvolvimento. O convênio de cooperação visa à constituição de um laboratório de pesquisa, desenvolvimento e inovação de turbina a gás. O documento foi assinado em outubro de 2015 e tem vigência de 20 anos.

O vice-reitor Luiz Fernando dos Santos Anjo esteve no local com professores do curso de Engenharia Mecânica para receber os equipamentos. Ele destacou que a iniciativa do acordo começou com o professor Virmondes Rodrigues Junior, quando era reitor da UFTM. O material é principalmente voltado para a área da engenharia mecânica. “São equipamentos que dificilmente conseguiríamos comprar usando recursos do governo. Alguns deles serão utilizados pelos laboratórios para fins didáticos e de pesquisa.”

“Num primeiro momento, iremos catalogar os equipamentos que ficarão armazenados no almoxarifado para, posteriormente,  distribuir para os laboratórios adequados”, confirmou o professor Marcos Shimano.

A Universidade dará continuidade ao trabalho de pesquisa que estava sendo desenvolvido na empresa. O professor Israel Cardenas Nunez explicou que ao conhecer o material, a prioridade é a teoria. “É para saber o que está vindo realmente de tecnologia, porque a Vale cedeu também todos os planos e projetos no papel que eles fizeram. Nesta primeira etapa, devemos estudar essas partes e começaremos a criar a estratégia de como ligar esses equipamentos. Isso vai gerar conhecimento com os alunos. Para nós pesquisadores, vai gerar novas pesquisas na área.”

Convênios e acordos de cooperação que estimulem a pesquisa e fomentem o conhecimento são sempre bem-vindos, concluiu o vice-reitor. “Esse tipo de parceria é realmente importante. Poderemos fazer simulações com os equipamentos recebidos. Na Engenharia Mecânica, se formos pleitear um curso de mestrado na Capes, ou  doutorado, se mostrarmos um laboratório com tais equipamentos, creio que facilitará bastante a abertura de uma pós-graduação. São vários desdobramentos que podem surgir com a chegada desses equipamentos.  Portanto, convênios desse porte são importantes.”

Fotos: Elioenai Amuy/UFTM