Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de extensão da Enfermagem cria perfil nas redes sociais sobre cuidados na infância
Extensão Universitária

Publicado: Terça, 16 de Junho de 2020, 10h10

O Projeto de Extensão Universitária "Enfermagem na Promoção de Saúde e Prevenção de Agravos na Infância", coordenado pela professora Raquel Pan, criou um perfil no Instagram devido à pandemia do Covid-19, já que as atividades presenciais precisaram ser interrompidas.

Originalmente, o projeto iniciou atividades em março de 2019 no Centro de Atenção Integrada à Saúde (CAIS), em Uberaba. A docente e alunas do curso de graduação realizavam ações como consultas de enfermagem em saúde da criança, atividades educativas em sala de espera e discussões de caso entre a equipe. O projeto atende crianças de seis meses a cinco anos de idade para acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, bem como orientações. Agora, com o distanciamento, mantiveram as reuniões semanais em plataformas digitais, com discussão de artigos e referências para aprimoramento dos atendimentos, e optaram pela criação do perfil na rede social para tentar uma aproximação virtual da comunidade, forma mais acessível no momento atual.

Postagens do perfil

As postagens no feed do perfil (@projetocais.uftm) ocorrem no mínimo duas vezes por semana. Atualmente, há postagens da Campanha "Prevenção de Queimaduras durante a pandemia da COVID-19" que faz parte do projeto de extensão e vai ao encontro do “Junho Laranja”, uma campanha da Sociedade Brasileira de Queimaduras, da qual a professora é membro. “Com o isolamento social, como consequência da pandemia da COVID-19, existe uma tendência de aumento dos acidentes domésticos em crianças, principalmente por queimaduras. Sendo assim, estão sendo compartilhadas fotos com legendas produzidas pelos membros para conscientização, incluindo tradução para o inglês realizada pelo Núcleo de Estudos em Saúde no Idioma Inglês (NESII), projeto de ensino também coordenado por mim”, explicou Raquel.

O público do projeto nas redes sociais é toda comunidade, pessoas com interesse em saúde da criança, bem como profissionais de saúde e estudantes. “Nós resolvemos criar o perfil no Instagram com o intuito de alcançar o máximo de pessoas para compartilharmos informações e curiosidades sobre saúde da criança e o nosso dia a dia no projeto” concluiu a coordenadora.

O perfil do projeto no Instagram é @projetocais.uftm