Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Projeto de ensino ENFrente da Enfermagem aprofunda conteúdo para estudantes e profissionais
Ensino

Publicado: Segunda, 22 de Junho de 2020, 10h00

A graduação do curso de Enfermagem da UFTM criou o Projeto de Ensino ENFrente que tem como objetivo principal a disseminação de conhecimentos, o aprofundamento em temas variados, o aperfeiçoamento dos graduandos em enfermagem e dos enfermeiros, a análise e valorização das áreas de atuação da enfermagem. A coordenadora responsável pelo projeto é a professora Mariana Torreglosa Ruiz.

Durante a pandemia, considerando a restrição física e o distanciamento do meio acadêmico, observou-se a necessidade de criar espaços virtuais para troca e disseminação de conhecimento, além do aproveitamento do tempo disponível para aprofundar em conteúdos importantes. “Nesse contexto, notando que durante a graduação muitos conteúdos não são tão aprofundados e sabendo que muitos graduandos não conseguem absorver todos os conteúdos de forma eficiente e com qualidade, 13 discentes e nove docentes do curso de enfermagem, além de duas enfermeiras perceberam a necessidade de elucidar conteúdos do curso, de criar um espaço de interação e conhecimento entre os alunos e de valorizar a enfermagem”, explicou a discente Mariana Medeiros.

Podem participar do projeto estudantes de enfermagem, que querem desenvolver seus conhecimentos e repensar sobre temas que têm dificuldade, enfermeiros, que poderão aperfeiçoar seu conhecimento e contribuir com a discussão, estudantes da área da saúde, que querem entender a sua relação com a enfermagem e estudantes de outras áreas, que poderão compreender sobre a atuação de um enfermeiro.

Para efetuar os objetivos do projeto serão feitas lives pela plataforma online Google Meet. Cada live terá um tema a ser abordado e será encaminhada, na maior parte das vezes pelas discentes. As docentes também participarão com o intuito de contribuir com a discussão, de sanar dúvidas e acrescentar detalhes importantes. Dessa forma, esse projeto será feito de maneira conjunta e, também, com o protagonismo dos discentes.

A cada semana será postada no Instagram (@enfrente.uftm) uma enquente com três opções de temas que estarão relacionados com conteúdos de assistência hospitalar e saúde pública. Assim, o tema abordado será escolhido mediante votação na rede social. As lives acontecerão às segundas-feiras, às 19h30, com início no dia 29 de junho. O link para participar será publicado no Instagram, que também hospedará informações importantes em relação à enfermagem.

A primeira live contará com a participação da discente Rafhaela Fernanda Cancilieri e a docente Mariana Torreglosa Ruiz, em que será feita uma apresentação do projeto. Os participantes receberão certificado ao término do projeto que tem duração prevista de seis meses. As informações sobre a forma de inscrição e outros detalhes estarão no Instagram do projeto nos próximos dias.

O limite de participantes será o da plataforma, com até 250 pessoas conectadas.