Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > MEC disponibilizará acesso à internet a estudantes de baixa renda
Inclusão digital

MEC disponibilizará acesso à internet a estudantes de baixa renda

Publicado: Sexta, 03 de Julho de 2020, 11h26

O Ministério da Educação - MEC anunciou nessa quarta-feira, 1º de julho, que vai disponibilizar internet a estudantes de baixa renda matriculados em universidades federais e nas instituições da rede federal de Educação Profissional e Tecnológica. Segundo levantamento do MEC junto às 110 instituições federais de ensino, existem cerca de 906 mil estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e grande parte desses alunos não possui acesso à rede de internet com capacidade de conexão para atividades por meio de Tecnologias da Informação e Comunicação  - TIC.

Diante da pandemia de COVID-19, o  MEC entende que é preciso enfrentar os desafios e apoiar os alunos. Está em estudo se o acesso será restrito a sites específicos  e também estão em análise as formas de oferecer a internet junto às operadoras: se por fornecimento de chip específico ou de liberação de acesso sem consumo da franquia, para quem já tiver um pacote de dados de internet. O MEC vem trabalhando nessa proposta há mais de um mês junto com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, por meio de monitoramento das ações das instituições.

Dados encontrados apontaram que  mais de 90% dos estudantes das redes federais possuem smartphone e 40% dos que estão em situação de vulnerabilidade social estudam na região Nordeste. Diante disso, iniciativa das secretarias de Educação Superior e de Educação Profissional e Tecnológica do MEC prevê a oferta de banda larga móvel a ser implementada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP. A ideia inicial é contratar pacotes de internet de operadoras de rede móvel de dados, por pelo menos 6 meses, e disponibilizar a estudantes que não tenham conexão fixa ou móvel adequada para as atividades letivas que utilizem recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais.

Documento que norteará a contratação do serviço deve ser publicado até a segunda semana de julho e a previsão é de que a internet seja disponibilizada aos alunos a partir de agosto. O MEC, além dessas ações, também também tem estudado outras maneiras de contratar e garantir conectividade por banda larga plena, preferencialmente fixa em fibra óptica, a mais longo prazo e por meio de parcerias com o setor privado.

DESTINAÇÃO DE COMPUTADORES A ESTUDANTES DE BAIXA RENDA

Outra iniciativa do MEC contemplará alunos de institutos e universidades federais que ofertam atividades não presenciais durante a pandemia

Computadores que já foram utilizados por servidores do MEC  serão destinados a alunos de baixa renda matriculados em institutos e universidades federais. Os equipamentos foram substituídos por modelos mais atuais, porém, segundo o MEC, estão em perfeitas condições de uso e dispõem de configurações suficientes para atender às demandas e às necessidades da rotina dos alunos, como a edição de trabalhos acadêmicos e a possibilidade de acesso à internet.

Neste primeiro momento, serão disponibilizados 1.153 computadores que estavam ociosos nas dependências do MEC. Serão atendidos, inicialmente, alunos de instituições próximas à Brasília, como a região do entorno do Distrito Federal (que incorpora municípios de Goiás e Minas Gerais).

Os equipamentos ficarão sob a responsabilidade das instituições de ensino que mantêm atividades não presenciais, em função da pandemia de COVID-19, e poderão ser emprestados aos alunos que não possuem acesso à tecnologia digital. Há a intenção de mobilizar demais ministérios e órgãos da administração federal no sentido de disponibilizar ou doar equipamentos que já não são mais utilizados, mas que estejam em boas condições de uso.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC.

Assunto(s): Inclusão digital , MEC ,