Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Plataforma de solidariedade à pesquisa é mais uma alternativa para cientistas

Plataforma de solidariedade à pesquisa é mais uma alternativa para cientistas

Publicado: Terça, 07 de Julho de 2020, 09h50

A solidariedade também está presente na produção científica brasileira. Trata-se de uma plataforma criada pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Denominada “Solidariedade à Pesquisa”, a plataforma terá o objetivo de conectar pesquisadores e possibilitar a eles a troca, o empréstimo, a solicitação ou a doação de materiais, equipamentos e insumos para pesquisas.

Lançada no ano passado, mas desenvolvida desde 2017, a plataforma está apta para receber a colaboração de membros da comunidade acadêmico-científica de instituições de ensino superior brasileiras, públicas ou privadas. A plataforma funciona como um mural eletrônico, em que os usuários podem publicar solicitações ou ofertas de insumos e materiais, assim como se inteirarem sobre anúncios disponibilizados.

Para facilitar o acesso, os cadastros são organizados por área do conhecimento: biológicas, humanas, exatas e tecnológicas, com a possibilidade, ainda, de criação de outras categorias conforme interesse.

Segundo os organizadores, alunos e professores das instituições de ensino superior, credenciadas na Comunidade Acadêmica Federadas  - CAFe, podem participar da “Solidariedade à Pesquisa”, bastando acessarem o site e entrarem com as credenciais já utilizadas na instituição a qual tenham vínculo. Afirmam ainda que a plataforma oferece a possibilidade de aproximar produtores de conhecimento, ampliar as redes de contatos entre pesquisadores e fortalecer o desenvolvimento do ensino e pesquisa no país.

ACESSE  “Solidariedade à Pesquisa”

Fonte: Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP