Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Pesquisa aborda dinâmica de transmissão da Covid-19 e impacto de diferentes taxas de isolamento
Pesquisa

Publicado: Quarta, 29 de Julho de 2020, 10h46

Professores da UFTM realizaram uma pesquisa baseada em simulações computacionais que teve como foco o estudo da dinâmica de transmissão da Covid-19 em Minas Gerais. A pesquisa apontou também o impacto de diferentes taxas de isolamento social no achatamento da curva epidemiológica. O resultado do trabalho foi publicado em julho na revista científica “Research, society and development”.

A pesquisa foi desenvolvida pelos professores da UFTM, Nádia Guimarães Sousa e Alex Garcez Utsumi, pela professora da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, Anamaria de Oliveira Cardoso, e pelo professor do Instituto de Pós-Graduação - IPGU, Renato Fleury Cardoso. De acordo com os pesquisadores, foram realizadas simulações para a dinâmica de transmissão em Minas Gerais, avaliando a projeção para 30 dias, a previsão do pico, bem como o impacto de diferentes taxas de isolamento social no achatamento da curva epidemiológica.

O trabalho de natureza teórico-computacional, utilizou modelo matemático do tipo Suscetível-Exposto-Infectado-Recuperado - SEIR para realizar as simulações computacionais da dinâmica de transmissão da COVID-19 em Minas Gerais. Os dados apresentados no artigo apresentam uma projeção de pico de casos confirmados em agosto. “A motivação vem da necessidade de entendimento da propagação e prevenção do novo coronavírus, que tem se tornado um desafio para infectologistas, pesquisadores e gestores. Quando se trata de doenças infecciosas, como a COVID-19, prever a dinâmica de propagação da doença, permite que as estratégias de controle e mitigação sejam definidas de forma otimizada, possibilitando verificar a influência de cada uma destas na curva de transmissão. Portanto compreender o avanço da doença, bem como os efeitos de medidas preventivas não farmacológicas na curva epidêmica, é de extrema importância e uma ferramenta eficaz para o combate da pandemia no país”, destacou a professora Nádia Guimarães Sousa.

Imagem: Reprodução

A publicação pode ser consultada no link: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6611

Mais informações: