Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Abertas as inscrições de curso on-line sobre educação para professores da rede básica
Extensão Universitária

Publicado: Segunda, 03 de Agosto de 2020, 10h42

Estão abertas as inscrições para o curso “Escolas e territorialidades em contextos de incertezas: construindo Bionas”, do projeto de extensão realizado pelo Grupo de Pesquisa – GEPIC/UFTM, em parceria com a Secretaria de Educação de Uberaba e a Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia.

Podem participar professores da Educação Básica em serviço e em formação inicial, podendo ser estendido a professores do magistério superior e estudantes de pós-graduação interessados em debates do campo da Educação. “O evento tem caráter e relevância nacional pela parceria com profissionais de diferentes IES do país, o que dá abertura também para participação de professores e pós-graduandos de todo país. Ele surge mais da necessidade de ensino remoto pelos professores da rede básica de ensino. Também divulgaremos uma plataforma com recursos educacionais abertos produzidos em diferentes territórios no Brasil, fruto de um projeto de pesquisa que coordenei, para ajudar a ação dos professores”, explicou o professor Danilo Kato, coordenador do curso extensionista e do GEPIC. O GEPIC, que tem como participantes o professor Kato, da graduação, pós-graduação e do LECampo da UFTM;  e a professora Lais de Souza Rédua, da Biologia da UEMG, é responsável por organizar e mediar os conteúdos do evento.

O curso e as inscrições

O curso é gratuito e acontece às quintas-feiras, às 19 horas. Serão oito encontros de duas horas cada e duas horas de atividades de produção realizadas em separado, totalizando quatro horas semanais, somando 32 horas no total. Em cada encontro haverá dois ou três convidados e um mediador das falas. O primeiro encontro foi no dia 30 de julho, mas as aulas ficarão gravadas no canal do GEPIC no Youtube. Ainda dá tempo de participar e se inscrever até o dia 6 de agosto.

As inscrições para o curso serão realizadas por meio do site: www.enebio.com.br

Para facilitar o momento da inscrição, há um tutorial disponível no canal do YouTube do Grupo GEPIC: https://www.youtube.com/channel/UCBQZXeHsnoJVQZM95xmBDSA

O objetivo geral do projeto de extensão é propor um curso on-line que permita reflexões entre professores para pensar o contexto escolar e não escolar, pensando metodologias, recursos e temas a partir da conjuntura atual de crises no âmbito da saúde pública, dos conflitos socioambientais e da recessão econômica.

De acordo com os organizadores, serão realizadas discussões mediadas por construções de materiais digitais, em diferentes localidades do território nacional, disponibilizadas em uma plataforma de experiência digital livre e gratuita. Os encontros terão a participação de dois profissionais do campo da pesquisa em Educação, e em especial do ensino de Biologia, cuja abordagem interdisciplinar se dará acessando produções de outros professores, denominadas de bionarrativas sociais  - Bionas, pensadas como gêneros escritos no formato narrativo, digital, envolvendo aspectos entre arte e ciência e que figure como recursos educacionais abertos  - Rea.