Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Unesco divulga curso on-line para professores
Início do conteúdo da página
Formação

Unesco divulga curso on-line para professores

Publicado: Sexta, 04 de Setembro de 2020, 10h38

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – Unesco no Brasil, em parceria com a Iniciativa Educação Aberta, em atividade de extensão da Universidade de Brasília,  divulga o lançamento do curso Líder Educação Aberta, uma formação gratuita e on-line, com público-alvo de professores de Educação Básica, carga horária de 60h e  objetivo de criar uma rede de lideranças educacionais comprometida com a transformação educacional por meio da adoção de conceitos e práticas de abertura e promoção de direitos digitais.

O curso foi lançado na última terça-feira, 1º de setembro, e contou com a participação da coordenadora de Educação da UNESCO no Brasil, Rebeca Otero; a diretora executiva do Instituto Educadigital, Priscila Gonsales; e o coordenador da Cátedra UNESCO EaD na Universidade de Brasília, Tel Amil.

Segundo os organizadores, o curso Líder Educação Aberta será composto por oito módulos de conteúdo, que irão apresentar práticas a partir das competências relacionadas aos Recursos Educacionais Abertos  - REA, sendo  compreender, buscar, usar, criar e compartilhar, bem como reflexões sobre a relação entre educação, cultura digital e direitos humanos. 

Serão abordados soluções tecnológicas baseadas em padrões abertos e software livre e temas como remix X plágio, escolha de licenças flexíveis em produções autorais, análise de repositórios e plataformas para publicação e compartilhamento. A moderação será constante, com alguns encontros em tempo real previamente agendados para esclarecimento de dúvidas e entrevistas com especialistas convidados.

O curso vem ao encontro do cumprimento do 4º Objetivo da Agenda 2030 das Nações Unidas: assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.

Será concedida uma certificação ao fim do curso, considerando participação nos debates e encontros on-line e também a realização de atividades práticas, que poderão ser feitas presencial ou remotamente. Totalmente mediado por professores especialistas, as vagas são limitadas. O processo seletivo, com início no dia 1º e término no dia 15 de setembro, também terá como critério diversidade regional, de gênero e familiaridade com uso de tecnologias digitais na educação. Ainda conforme os organizadores, todos os participantes do processo seletivo, independente de aprovação, receberão um guia sobre Tecnologias de Informação e Comunicação. O curso será realizado  de 6 de outubro a 8 de dezembro de 2020.

Confira o LANÇAMENTO do curso

Mais informações e inscrições: https://aberta.org.br/cursolider/

Fonte: Unesco/br

0
0
0
s2sdefault
registrado em:
Assunto(s): Formação , Unesco , Curso.
Fim do conteúdo da página