Página inicial > Últimas Notícias - Notícias > Boletim Informativo da Capes destaca mobilidade internacional

Boletim Informativo da Capes destaca mobilidade internacional

Publicado: Quinta, 01 de Outubro de 2020, 14h16

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes publica mensalmente o Boletim Informativo InfoCAPES, sempre tratando de relevantes assuntos relacionados à educação superior. Em sua última edição, de nº 23, referente a setembro de 2020, publicada no último dia 30, quarta-feira, trouxe uma série de informações sobre a atuação da Capes diante de programas e ações de mobilidade internacional.

Segundo o boletim, a pandemia provocada pela Covid-19, ao longo de 2020, alterou o ambiente acadêmico internacional. Para atender as necessidades dos estudantes que estavam ou ficaram no exterior neste período, a Capes atuou de forma a preservar o bem-estar e a segurança de todos os bolsistas, especialmente os que desenvolviam estudos e pesquisas em instituições estrangeiras.

Assim, a Capes reorganizou suas atividades para garantir o conforto dos bolsistas no exterior e atender às expectativas dos que estavam no Brasil e aguardavam a ida para estudar fora do país. O calendário foi readequado e uma série de estratégias estabelecidas para manter a continuidade dos acordos internacionais que promovem a pesquisa brasileira em redes de colaboração internacional.

A Capes estabeleceu um conjunto de medidas técnicas e administrativas para atender a totalidade das demandas surgidas durante a expansão da pandemia pelo mundo. Inicialmente foi adotada a flexibilização da regra de retorno para os bolsistas. Esta alteração teve como meta a manutenção das pesquisas e das redes de cooperação no exterior. “Nestes tempos de grande incerteza, a solidariedade e a assistência aos nossos bolsistas que se encontram no exterior foi sempre a nossa maior preocupação”, enfatizou Benedito Aguiar, presidente da Capes.

Para os estudantes que decidiram retornar, a Capes autorizou a volta antecipada sem custo para o bolsista, inclusive com o acréscimo para a remarcação da passagem aérea. Foi assegurado o pagamento do auxílio-deslocamento para aqueles que tiveram dificuldade em conseguir novos bilhetes para antecipar o retorno, entre várias outras ações que a Capes implementou para auxiliar neste atípico momento pandêmico.

Leia na íntegra o InfoCAPES – Edição 23 – RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Fonte: Capes